Como deixar sua casa mais sustentável e linda? Confira nossas dicas!

Faça você mesmo
Como deixar sua casa mais sustentável e linda? Confira nossas dicas!

Hoje em dia, ser chique é antes de tudo vivenciar a sustentabilidade! Sendo assim, todos querem encontrar soluções, que além de agregar beleza e elegância, são capazes de deixar a casa sustentável.

O bom é que pesquisando e incorporando tendências, como o reaproveitamento de produtos e materiais, é possível, com bom gosto e criatividade, eleger a sustentabilidade e ainda deixar o imóvel  contemporâneo e bem decorado.

Quer deixar a casa mais sustentável e linda? Então, não perca estas dicas que certamente te ajudarão nessa empreitada!

Pense em todos os detalhes

Algumas mudanças de atitude no dia a dia por parte dos moradores podem fazer a diferença para a preservação do meio ambiente. Confira alguns pequenos detalhes que, se observados, vão imprimir sustentabilidade a casa e ao modo de vida dos moradores:

– Revisão constante nas redes elétrica e hidráulica, para evitar o desperdício de água tratada e de energia elétrica, ajudando assim, a preservar os recursos naturais do planeta;
– Troca do vaso sanitário por outro com caixa acoplada econômica, que possibilita a escolha da quantidade de água a ser liberada pela descarga;
– Armazenamento adequado da água da chuva, visando o reaproveitamento em atividades como a limpeza do quintal e da calçada.
– Separação do lixo orgânico do reciclável;
– Instalação de um sistema de compostagem do lixo orgânico, que se transformará em um ótimo adubo para as planta.

Otimize a iluminação e a climatização naturais

O melhor aproveitamento da luz do sol e da circulação dos ventos deixará a casa convidativa e trará bem-estar aos moradores.

Para isso, aposte em portas e janelas amplas e colocadas de modo a aproveitar melhor esses fatores. Persianas e cortinas com tecidos leves também potencializam o requinte e ajudam no conforto térmico do ambiente.

As lâmpadas de LED duram mais e gastam pouca energia ajudando a natureza e o bolso. Outra solução moderna e prática é a instalação de sensores automáticos que podem ser programados para ligar e desligar luzes e climatizadores, quando necessário.

Alie-se à beleza e ao frescor da natureza

Além de ajudar a purificar ar no ambiente, um jardim e uma horta em casa vão potencializar a saúde e melhorar a qualidade de vida dos moradores. E, para a instalação dessas estruturas, você pode aproveitar um cantinho na casa ou até mesmo construí-las suspensas!

Já pensou que chique ter um oásis para relaxar quando voltar para casa e ainda encantar a todos com um belo e aconchegante cantinho verde?

 Aposte na reutilização de materiais

Com criatividade e bom gosto você pode reaproveitar materiais para personalizar e inovar na decoração do imóvel.

Sabia que até as moradias podem ser de material reciclado? Um bom exemplo disso são as casas montadas em containers, que podem ficar funcionais e muito charmosas.

Uma decoração criativa e arrojada pode tranformar esses compartimentos em residências convidativas e aconchegantes.

Conheça algumas formas de reutilização de materiais!

– Decoração de jarros (potes de geleia e garrafas) — essas peças podem receber pinturas e adesivos e servem como jarros para flores, vasos para plantas, porta-treco e bombonieres, entre outras utilizações;

Confecção de bancos e pufes com garrafas PET, pneus e embalagens longa vida;


– Construção de estantes e nichos com caixotes de madeira, que ficam uma graça e dão um ar rústico e natural;


– Decoração de caixas de leite para o plantio de uma horta vertical.

Renove o visual dos móveis

O conceito vintage, que utiliza artigos de época é uma forte tendência. Sendo assim, um móvel de família restaurado vai impactar o visual da sua moradia. Mesmo as peças mais recentes podem ficar mais vistosas se repaginadas.

E, todos vão ficar admirados com o design diferenciado, que esse arranjo vai proporcionar à sua mobília!

Enfim, existem inúmeras maneiras de viver em um lugar ecologicamente correto, sem abrir mão do bom gosto e do conforto, que você quer para a sua casa. Dito isso, vale a pena acessar tendências e práticas, que deixarão a sua residência linda e contemporânea.

E aí, gostou das nossas dicas para deixar casa sustentável e quer mais sugestões para ter uma casa bonita e acolhedora? Então, leia também as nossas 4 dicas para decoração de apartamentos novos!

Facebook 0 Twitter 0 Google Plus 0 Digg 0 Pinterest 0