Faça você mesmo: como colocar papel de parede?

Faça você mesmo
Faça você mesmo: como colocar papel de parede?

Todo mundo deseja viver num lugar cheio de charme, beleza e personalidade! O bom é que intervenções simples, como colocar papel de parede, podem transformar o visual de um ambiente. Já pensou que máximo dar o seu toque pessoal no seu cantinho e ainda economizar? Com designs modernos e despojados, os papéis de parede voltaram com tudo.

E então, quer aprender mais sobre eles? Confira agora os tipos, como escolher e como aplicar o papel de parede:

 

Projeto Shae

Tipos de papel

Existem vários tipos de papel de parede. Alguns são instalados com cola e outros são autocolantes. A escolha do produto deve levar em conta fatores como umidade e textura da parede. Conheça os mais usados!

Tradicional

É o tipo mais frágil. É fabricado com celulose e, por isso, é apropriado somente para ambientes secos. A limpeza deve ser feita com pano úmido. Esse produto é sensível à luz e deve ser usado em ambientes de menor circulação de pessoas.

Vinílico

É produzido com PVC, sendo o mais resistente. Por isso, pode ser utilizado em ambientes com umidade. Outra boa característica dele é de se adaptar às superfícies menos regulares.

A limpeza pode ser feita com pano úmido e detergente. Esse tipo é a melhor opção para cozinha e banheiro, pois é muito resistente à água e à luz.

TNT

É confeccionado com uma mistura de poliéster e celulose e também resiste à umidade. Esses também podem ser limpos com detergente e pano úmido.

Estampas e texturas

O efeito decorativo desse revestimento pode ser surpreendente e encantador. Para isso, você deve aliar o seu gosto às necessidades de cada cômodo.

Projeto Shae

Em dormitórios, dê preferência aos modelos lisos, como os acetinados vinílicos, pois eles são mais fáceis de limpar, acumulando menos pó.

Quanto às estampas, o mercado tem ótimas opções para todos os gostos. Se você quer destacar apenas uma parede, pode eleger um design arrojado. Para renovar todo o recinto, a sugestão fica por conta das cores neutras, que deixam o espaço elegante e aconchegante.

Projeto Shae

Outro modelo muito usado é o painel fotográfico. Ele reproduz paisagens e muitas outras imagens e agrega encanto e personalidade a todos os ambientes, inclusive varandas e áreas externas.

Projeto Shae

Como colocar papel de parede

A boa qualidade do produto é essencial para dar um efeito decorativo vistoso e durável. É necessário adquirir todo o material do mesmo lote para evitar diferença de tonalidades. Além dos papéis, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • tesoura;
  • trena;
  • rolo de pintura;
  • estilete;
  • balde para misturar a cola;
  • espátula de aço;
  • pano seco;
  • escada.

É importante utilizar equipamentos de segurança, como luvas e óculos, a fim de evitar acidentes. Agora, é só seguir o passo a passo da colocação!

  1. Prepare a parede para a aplicação — é necessário limpar e lixar a superfície;
  2. Meça cuidadosamente o local a ser revestido (especialmente no caso de compras online) e compre o papel com, pelo menos, 20 cm a mais para os recortes;
  3. Com o estilete, corte o papel, deixando 10 cm a mais no teto e no rodapé;
  4. Quanto ao comprimento, é possível que você tenha que utilizar várias tiras de papel para cobrir toda a parede. Nesse caso, certifique-se de que os desenhos de uma faixa coincidem com os da outra para não evidenciar as emendas;
  5. Se o papel não for adesivo, passe duas demãos de cola na parede, do centro para as bordas e com um intervalo de um minuto entre elas;
  6. Enrole o papel e comece a aplicação pelo teto;
  7. Vá desenrolando o material aos poucos;
  8. Passe um pano seco e o rolo de pintura à medida que for colando, dando pequenos toques para retirar as bolhas de ar;
  9. Faça o acabamento no teto e no rodapé, marcando com a espátula e finalizando o corte com o estilete;
  10. Puxe as tiras excedentes.

Pronto! Agora é só curtir o design atraente e acolhedor que você foi capaz de imprimir à sua casa. Que tal se aventurar em outras formas de repaginar a sua residência? Existem consultorias eficientes e criativas que podem te assessorar nessa jornada. Certamente valerá a pena apostar no seu talento e aprender como colocar papel de parede em sua casa!

E aí, gostou das dicas? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe as novidades!

Facebook 0 Twitter 0 Google Plus 0 Digg 0 Pinterest 0