Quais são os desafios para decorar ambientes pequenos?

Faça você mesmo
Quais são os desafios para decorar ambientes pequenos?

A demanda por imóveis localizados em bairros privilegiados nas grandes cidades elevou os preços. O resultado disso é o lançamento de apartamentos cada vez menores, com espaços entre 30 e 60 metros quadrados.

Assim, é preciso ter capacidade de inserir diversas funcionalidades em pouco espaço. Salas de jantar e TV tornam-se agregadas; também é frequente que a cozinha seja conjugada com a área de serviço ou a sala. Não há espaço para esconder bagunça!

Quer entender quais são os maiores desafios de decorar ambientes pequenos e como lidar com eles? Acompanhe o post que preparamos para você:

Encontrar as cores certas

As cores claras aumentam a sensação de espaço em ambientes pequenos. Você pode utilizar um site como o Design Seeds para encontrar paletas criativas, percebendo que alguns tons vivos ajudam a enfatizar o poder dos mais discretos.

Além do tradicional branco, você pode usar cinza, creme e tons pastel. Se pintar uma das paredes em cor mais forte, o ambiente ganha mais profundidade, o que é positivo!

Espelhos são um dos truques mais simples para tornar o ambiente maior e mais claro. Alie-os a uma iluminação especial.

Usar portas e janelas de maneira inteligente

Uma porta ou janela grande facilita a circulação de ar, ilumina o ambiente e aumenta a sensação de amplitude. Portanto, não cubra com tecidos pesados.

Para proteger animais e crianças, use telas de proteção que impeçam acidentes, mas não interfiram na entrada de luz e ar.

Lidar com a organização

Uma das melhores formas de domar a bagunça em ambientes pequenos, especialmente apartamentos, é usar recipientes para organizar seus itens com mais praticidade.

Móveis como sofás, camas e poltronas já oferecem compartimentos secretos para quem vive em lugares pequenos. Só não vale abusar deles ou encher a sua casa de caixas a ponto de perder seus itens!

Evite usar móveis grandes, tais como estantes altas, em cômodos pequenos. Dê preferência a peças mais baixas e finas, que deixem um espaço livre ao longo do pé direito e evitem a sensação de bagunça.

O mesmo cuidado deve ser tomado em relação a eletrodomésticos e utensílios de cozinha. TVs mais finas, fogão, cooktop e mesa que fecha ajudam a liberar espaço e a tornar o ambiente mais versátil.

Tirar o maior proveito da decoração inteligente

As plantas trazem vida a qualquer imóvel. Em lugares pequenos, podem ser penduradas no teto com a ajuda de cachepôs decorativos ou em paredes.

Para simular divisões em espaços conjugados, você pode trocar o piso ou a cor da parede. Uma linha de pastilhas ou uma parede complementada por vidro também marcam a separação entre ambientes de maneira criativa.

Encontrar os itens certos para decorar

As dicas acima parecem relativamente simples, mas encontrar os itens certos para o seu espaço e seu estilo não é uma das tarefas mais fáceis. Por isso, contar com o serviço de um decorador pode ajudar na criação de um espaço aconchegante e que tenha a sua cara!

Esse profissional é capacitado para indicar como a reforma deve ser feita, onde adquirir produtos com um bom custo-benefício e o que combina com o cotidiano de sua casa.

Gostou de nossas dicas para decorar ambientes pequenos? Siga-nos nas redes sociais e receba outras informações práticas para a decoração do seu lar!

Facebook 0 Twitter 0 Google Plus 0 Digg 0 Pinterest 0