Separamos 6 dicas de decoração dos sonhos para valorizar o seu apartamento

Faça você mesmo
Separamos 6 dicas de decoração dos sonhos para valorizar o seu apartamento

Quem não deseja ter um apartamento dos sonhos? Móveis belos, cores agradáveis, objetos harmoniosos e toda a praticidade para o nosso dia a dia. Devido ao crescimento populacional, os nossos espaços estão ficando cada vez menores. Então, surge a dúvida: como decorar com estilo e eficiência?

Para que o resultado seja incrível, alguns detalhes são fundamentais e devem ser considerados. Definir a sua personalidade para a combinação, investir na iluminação adequada e aproveitar cada centímetro do espaço são aspectos a serem analisados.

Pensando nisso, selecionamos 6 dicas especiais que vão te ajudar a criar um ambiente do jeito que você sempre quis e valorizar o seu imóvel ainda mais. Acompanhe!

1. Descubra a sua identidade na decoração

Você sabia que definir o seu estilo é um dos principais passos para alcançar o ambiente dos sonhos? Para construir a sua personalidade na decoração, considere alguns fatores básicos como as suas cores preferidas, a sua profissão, seus hobbies e, até mesmo, as suas bandas ou artistas favoritos.

Em seguida, procure objetos e acessórios que transmitam o que você mais gosta. Essas características podem estar presentes em luminárias, porta-retratos, móveis, papéis de parede e cortinas.

Ama a natureza, os animais e quer uma decoração mais delicada? Peças de bichinhos e estampas florais podem se encaixar perfeitamente no seu espaço. Já para quem prefere cores sóbrias, tecnologia e modernidade, o estilo industrial é uma ótima opção.

Não é preciso preencher o ambiente todo com peças que reflitam a sua personalidade. Aposte em poucos objetos para dar destaque e, no restante do ambiente, utilize elementos e cores neutras. Assim, você terá um visual dinâmico e muito charmoso.

2. Pense em uma paleta de cores

As cores possuem um papel essencial na decoração. Com grande capacidade de transmitir sensações, elas precisam ser pensadas com cuidado, principalmente quando se trata de um apartamento pequeno.

Antes de tudo, identifique uma paleta de tons que mais chame a sua atenção. Prefere cores leves e discretas? Para isso, as tonalidades pastéis e neutras são versáteis e muito elegantes. Se quiser um espaço mais chamativo e intenso, invista nas cores quentes, como o vermelho, o amarelo ou o roxo. Lembre-se: os tons fortes devem estar presentes em apenas alguns pontos no cômodo.

Deixe a criatividade falar mais alto e inclua objetos seguindo as suas cores preferidas. Você pode incorporar ao ambiente itens decorativos e também móveis coloridos, como poltronas, sofás e aparadores. Para não errar, analise o tom das paredes e das demais peças antes de escolher a mobília.

Em geral, elementos claros facilitam a iluminação e trazem a sensação de amplitude ao ambiente, sendo muito recomendados para apartamentos pequenos.

3. Aproveite o espaço com móveis planejados

Além de estilosos, os móveis precisam ser práticos e funcionais. Por isso, na hora de escolher a mobília é importante pensar no seu funcionamento ao longo dos dias. Pense no conforto que a peça pode proporcionar para você e para a sua família.

Quando falamos sobre apartamentos estreitos, esse ponto é ainda mais importante. Por contar com uma metragem reduzida, o seu espaço precisa ser otimizado. O que isso significa? Que você precisa aproveitar da melhor forma cada canto do ambiente. Nesse caso, investir em móveis planejados é uma ótima escolha!

Seja para o guarda-roupa, armário da cozinha ou, inclusive, no gabinete do lavabo, essas peças vão te ajudar a manter o ambiente mais organizado, ter uma mobília padronizada, ocupar o espaço de modo estratégico e ainda proporcionar uma aparência pra lá de sofisticada.

4. Ilumine o ambiente da forma correta

De nada adianta decorar a sua casa com os melhores móveis e com as cores ideais se a sua iluminação não estiver bem elaborada. Para que um ambiente seja acolhedor e transmita bem-estar, você precisa investir em lâmpadas corretas e posicionar as suas luminárias de um jeito estratégico.

Para escolher a lâmpada ideal, tenha em mente o tom da luz que você quer emitir no seu espaço. Em cômodos como o quarto ou a sala de estar, a luz quente é a melhor opção, por proporcionar um clima mais aconchegante. Já na cozinha, áreas de serviço e banheiro, as lâmpadas frias, de cor branco azulado, são estimulantes e oferecem a sensação de higiene para o local.

Posicione a sua luminária no centro do cômodo e, caso necessário, inclua alguns pontos de luz. Spots direcionáveis, arandelas, luminárias de piso e pendentes são alternativas perfeitas para criar um clima intimista em locais reservados para leituras, mesas de estudos, criados-mudos e para dar destaque a paredes com quadros e papel de parede.

Por último, não se esqueça da luz natural. Além de contribuir para uma boa aparência do seu cômodo, ela também é capaz de melhorar, significativamente, o humor dos moradores!

5. Utilize espelhos para um bom resultado

O espelho pode ser um grande aliado para decorar apartamentos pequenos. Afinal, além de funcionais e acompanhar molduras belíssimas, esses elementos poderão intensificar a sensação de amplitude e de luminosidade do ambiente.

Para utilizar esses benefícios, comece aproveitando uma parede vazia, por exemplo. Há uma área disponível em sua sala de estar? Instale uma peça grande e você terá a sensação de ter duplicado de espaço.

O cômodo está repleto de objetos? Utilize uma estante com espelho ao fundo ou invista em móveis com esse revestimento. Com isso, o seu cômodo ganhará profundidade e os objetos que você mais gosta serão destacados.

Mas tenha cuidado: use o espelho apenas em pontos que você realmente queira chamar atenção. Evite o reflexo de banheiros e da televisão. Foque na beleza de suas composições.

 

6. Aposte em plantas para fornecer um ar natural

Quem não gosta de plantas? Delicadas, coloridas e alegres, são ótimas para levar mais vida e bem-estar em qualquer decoração! Para caprichar no visual, separe um canto exclusivo para montar sua área verde. Você pode apostar em um único vaso grande ou também incluir pequenos potes ou cachepôs, de acordo com o seu estilo de decoração, ou até mesmo investir em um jardim vertical.

Escolha um lugar propício, com boa iluminação natural e que seja arejado. Inclusive, certifique-se de isolar a superfície onde os vasos estarão dispostos. Os móveis de madeira, por exemplo, costumam absorver muita umidade.

Para plantas na sala de estar, prefira as espécies de sombra, como a palmeira, a pacová ou a licuala. Já para espaços que recebem muita luz solar, as plantas resistentes são mais indicadas, como os cactos. E, claro, não se esqueça de regar as suas plantinhas com frequência. Assim, elas ficarão ainda mais belas e vistosas!

Gostou das nossas dicas de como decorar o seu apartamento dos sonhos? Conheça as nossas lojas parceiras e descubra também várias possibilidades para caprichar no estilo do seu espaço!

Você pode também entrar em contato se tiver alguma dúvida.

Facebook 0 Twitter 0 Google Plus 0 Digg 0 Pinterest 0