Veja 7 pontos essenciais para a decoração de cozinha americana!

Faça você mesmo
Veja 7 pontos essenciais para a decoração de cozinha americana!

A cozinha é um dos ambientes que mais valoriza o imóvel na hora da venda, além de ser um dos lugares mais movimentados e alegres da casa! É muito comum que, em reuniões de família ou de amigos, o “burburinho” se estacione neste local. Porém, por muito tempo o cômodo ficou fora de destaque, servindo somente como local de preparo dos alimentos.

Hoje em dia, o conceito de integração dos ambientes é muito forte e bastante influenciado pelos lofts americanos, surgidos em Nova York na década de 1970. Atualmente, grupos de amigos optam por reunirem-se em suas casas. Esta nova configuração da sociedade trouxe a cozinha de volta para o topo dos cômodos preferidos e a evolução de materiais e eletrodomésticos faz deste cômodo o queridinho de compradores mais antenados.

 

Então, se você está pensando em transformar o seu ambiente em uma cozinha americana para valorizar seu imóvel, é hora de dar uma atenção especial para torná-la a estrela da residência! Destacamos 7 pontos que você deve saber na hora de decorá-la.

Para transformá-la, atente-se a alguns detalhes. Por se tratar de um espaço total ou parcialmente integrado com outros da casa, a decoração precisa “conversar” com os demais, tendo elementos que, direta ou indiretamente, caracterizem tal integração. Confira nossas dicas para não desandar a receita e manter sua cozinha sempre linda!

1. Universalize a cor dos eletrodomésticos

Procure universalizar a cor dos eletrodomésticos para que dialoguem bem com móveis e aparelhos da sala. Podemos não perceber, mas tais detalhes fazem a diferença. Caso não seja possível, opte ao menos por eletrodomésticos de mesmo tom, para não misturar texturas ou dar a sensação de desordem na cozinha (lembre-se de que todos podem ver o ambiente).

 

2. Atente-se à iluminação da cozinha americana

A iluminação é um ponto importante na decoração deste ambiente. Como ele será um local de reunião e relaxamento, mas, ao mesmo tempo, de atividades que necessitam de boa iluminação, opte por pontos de luz estrategicamente localizados ao longo do espaço.

Lembre-se de que a área de preparação dos alimentos deve ser bem iluminada, enquanto o balcão onde os convidados se reunirão precisa ter uma iluminação mais quente, aconchegante. Procure a ajuda de um profissional para evitar erros na hora da execução do projeto.

3. Invista em cores, texturas e padrões

A escolha das cores é uma das partes mais divertidas na decoração da cozinha americana, mas requer bastante atenção para não errar ou enjoar das tonalidades. Tons quentes combinam bastante com o cômodo, mas você não precisa ficar preso a este conceito.

No mercado, há opções como ladrilhos hidráulicos e tintas para azulejos, entre outras. Você pode também colocar cor no mobiliário. Móveis revestidos de laca permitem uma gama variada de tonalidades. E, com um ambiente ampliado e integrado, é possível soltar a imaginação.

Utilizar a mesma cor em locais pontuais garante unidade visual. Uma boa pedida é combinar o tom dos armários da cozinha com uma parede na sala. Mas lembre-se de que, se o objetivo é ampliar o espaço.

4. Opte por móveis funcionais

A cozinha americana aparece, geralmente, como opção para pessoas que têm a metragem do apartamento (ou da casa) bastante enxuta. Para aproveitar ainda mais o espaço e dar um toque de ousadia ao ambiente, que tal optar por acabamentos onde você pode escrever a lista de compras ou os ingredientes da receita? Existem no mercado tintas que dão efeito de lousa para a parede.

5. Providencie um aparelho para limpar o ar

Você já escolheu o estilo de decoração da sua cozinha e está empolgadíssimo, mas é preciso lembrar-se de um ponto fundamental: evitar que o cheiro de comida alastre-se para o restante da casa. Por isso, é muito importante investir em aparelho que tem a função de limpar o ar do ambiente.

Mas, na hora de escolher, surge a dúvida: coifa, exaustor ou depurador de ar? O exaustor tira o ar quente da cozinha e o substitui por ar frio, proveniente da área externa, sem eliminar a gordura da área. Já as coifas e os depuradores sugam o ar, fazendo-o passar por um filtro.

Há modelos de coifa que funcionam também como exaustores. Escolha o tipo que melhor se adeque ao seu espaço e às suas necessidades.

6. Tenha atenção com os detalhes

Lembre-se de que a sua cozinha está visível a partir de agora e, para que ela não fique com um aspecto de desorganização, é preciso atentar-se a alguns detalhes — como a limpeza, por exemplo.

Para moradores que utilizam bastante esse cômodo, revestimentos como azulejos são mais simples de limpar do que pastilhas, por exemplo. Portanto, seu estilo de vida deve ser levado em conta na hora de escolher o material ideal.

7. Escolha o estilo da sua cozinha

Geralmente, o estilo da cozinha americana deve combinar com o da sala, pois trata-se de cômodos que se complementarão. Confira alguns exemplos:

Rústico

Seja com o uso de móveis de madeira, de ferro fundido ou da dupla cimento queimado e ladrilho hidráulico, tenha em mente que o estilo rústico resulta em um ambiente aconchegante, porém mais pesado, por conta até da cor dos móveis. Portanto, se você busca ampliar o espaço, deve equilibrá-lo com linhas mais modernas.

Vintage

A cozinha é um ambiente que combina muito bem com o estilo vintage. E o melhor é que você pode utilizar objetos e mobiliários que passam de geração para geração na família.

Que tal aproveitar aquela mesa de jantar antiga para separar a sala da cozinha, ou expor a louça na cristaleira que foi de sua avó? Pesquisar objetos em brechós também pode ser uma tarefa divertida — e o melhor: que rende muita história para contar nas reuniões com os amigos.

Industrial

Para quem gosta de causar impacto, o estilo industrial é ousadia pura. A cor cinza do cimento aparente traz sofisticação, ao passo que soluções inusitadas, como a tubulação elétrica externa, são elementos decorativos clássicos desse tipo de cozinha.

Para que o tom escuro não cause uma sensação de espaço reduzido, prefira os eletrodomésticos inox e embutidos. Para dar um toque de cor, escolha objetos de destaque que também combinem com o estilo da sala.

Moderno

A própria escolha de uma cozinha americana para a casa já demonstra toques de modernidade, mas a funcionalidade também é um quesito importante. Portanto, invista em móveis que desempenhem dupla função, como uma bancada de marcenaria com armário na parte voltada para a cozinha. Aproveitar bem os espaços é fundamental!

Gostou de nossas dicas para decorar sua cozinha americana? Siga-nos nas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) e fique por dentro das últimas tendências!

Facebook 01 Twitter 0 Google Plus 0 Digg 0 Pinterest 0