O Home Staging associado à Reforma Estratégica é indispensável para você que quer acelerar a venda do imóvel e potencializar lucros. Essa técnica vem conquistando o mercado imobiliário ao proporcionar uma transformação inteligente, que destaca o potencial do imóvel, tornando-o mais atraente aos olhos dos compradores.
O processo se inicia a partir de uma estratégia de venda do imóvel como uma campanha de marketing e, depois disso, se necessário nós fazemos desde uma pequena manutenção até uma reforma completa. É semelhante à implantação de uma loja, em que é necessário fazer um estudo de branding. Como será a vitrine, quais serão os produtos a serem vendidos, o design, para então, iniciar a reforma.
Neste artigo, vou destacar alguns pontos importantes da Reforma Estratégica baseia-se no conceito do Home Staging, com exemplo prático de um dos meus últimos clientes. Vamos lá?
Neste projeto de Reforma Estratégica & Home Staging, iniciamos com uma CONSULTORIA personalizada voltada para a definição do CONCEITO IDEIAL. Com o conceito aprovado fizemos o levantamento de custos estimados para a reforma e fechamos um acompanhamento completo da obra, com uma taxa de 20% sobre o valor total do projeto. Abaixo estão os detalhes dos valores desse imóvel:
Apartamento Antigo precisando de Reforma para acelerar a VENDA:
- Consultoria para definição do conceito: R$ 2.800,00
- Administração da Reforma: R$ 25.400,00
- Home Staging (Montagem e Locação de Móveis): R$ 18.000,00
- Valor Total do Serviço: R$ 46.200,00
*O investimento em materiais e mão de obra para a reforma foi de R$ 133.200,00.
O que é o Home Staging?
Home staging é uma estratégia de marketing imobiliário que define o posicionamento de um imóvel no mercado para torná-lo mais atrativo para potenciais compradores.
O objetivo principal é agregar valor e acelerar a venda/locação. Sendo assim, para que o home staging atinja sua máxima eficiência, é essencial introduzi-lo desde o início do processo.
Isso significa aplicá-lo antes de realizar pequenas manutenções, reformas ou até mesmo antes da construção de um imóvel ou prédio, especialmente quando o foco é a comercialização, seja para venda ou locação.
No home staging, realizamos um estudo aprofundado do público-alvo, analisamos os concorrentes e traçamos o perfil ideal dos clientes. Todo o projeto, portanto, é desenvolvido como uma estratégia de marketing, com o objetivo de encantar esse público potencial. Dessa forma, conseguimos maximizar a lucratividade para os investidores e proprietários.
A importância da reforma estratégica
Antes de pensar no mobiliário, peças decorativas e na estética, o primeiro passo para acelerar a venda do móvel é investir em uma reforma estratégica. Esse tipo de reforma foca em melhorar o aspecto visual e resolver questões que poderiam afastar potenciais compradores.
Sendo assim, é muito importante realizar um estudo do público-alvo, levando em consideração o que essas pessoas gostariam de ver no imóvel e incluindo uma análise de concorrência. Com isso, é possível traçar um plano de negócio para que o nosso cliente tenha maior lucratividade. Veja neste vídeo como era o antes desse apartamento do case de hoje.
1. Reforma estratégica
A primeira etapa da preparação para venda deve ser uma inspeção detalhada e um estudo de público-alvo para entender o perfil das pessoas que vão buscar o imóvel.
No caso deste cliente, como se tratava de um imóvel antigo, pensamos na importância de incluir elementos mais clássicos e modernos, que pudessem atrair um público de casais mais jovens, que estivessem na experiência do primeiro imóvel.
Entre as soluções que pensamos para agregar valor a esse imóvel, posso destacar a renovação da pintura (antes era um tom amarelado que deixava o imóvel mais simples). Neste caso, trocamos pela cor branca para deixar o ambiente leve e gerar a sensação de aconchego. Fizemos também um rebaixo de gesso na sala de jantar para trabalhar com uma iluminação diferenciada.
Na cozinha, trocamos toda a parte de revestimentos e pisos, assim como retiramos uma segunda porta para otimizar o espaço. A parte de hidráulica e tubulações para o uso de ar-condicionado também estavam no checklist como indispensável para a reforma estratégica.
Além disso, uma mudança de impacto na valorização do imóvel foi integrar o banheiro de empregada e transformá-lo em uma suíte.
Reformamos o revestimento dos banheiros e, no banheiro social, colocamos um elemento que considero belíssimo e muito moderno: o box de piso ao teto para trazer a sensação de estar em um lavabo.
Nos quartos, removemos os armários de madeira que já estavam no apartamento, pois eles possuem um padrão mais antigo e que podem desvalorizar o imóvel. Todos esses pontos e melhorias da reforma estratégica fazem a diferença na valorização do imóvel.
2. Home Staging
Com o imóvel devidamente reformado, é hora de investir no Home Staging, de modo a potencializar as qualidades do espaço, realçando os pontos fortes e minimizando os pontos fracos. O Home Staging, ao contrário de uma simples decoração, foca em preparar o imóvel de forma estratégica para atrair o maior número de interessados.
Sendo assim, no caso deste imóvel, nós planejamos, estrategicamente, trazer um ar mais sofisticado, clean e moderno.
Um dos pontos marcantes na sala foi a presença de tons mais claros e mobiliário decorativo em cores vivas como terracota e verde. Além disso, como o apartamento não tem varanda, trouxemos a floreira como um diferencial para promover a conexão com a natureza e deixar o ambiente agradável e leve.
Na cozinha, apostamos em elementos como o mármore que traz uma sofisticação ao imóvel e também apostamos em um mobiliário decorativo moderno. Inserimos, portanto, uma bancada de quartzo branco e substituímos os armários por esses novos em tons mais claros, o que fez uma grande diferença para deixar o espaço mais sofisticado e trazer um toque clássico.
No banheiro social, os elementos em verde claro harmonizam com a cozinha e também promovem a sensação de amplitude no espaço.
Já em relação ao primeiro quarto, inserimos uma escrivaninha grande de frente para janela, tanto para aproveitar a iluminação natural, como também para aproveitar a vista. Mais uma vez, investimos em floreiras na janela, com o objetivo de deixar o ambiente mais leve.
Home Staging
No quarto que transformamos em suíte, embora menor, buscamos otimizar o espaço, inserir os tons mais claros, e incluir elementos mais modernos para o mobiliário decorativo
Por fim, na suíte principal, realizamos uma reforma e trouxemos uma essência clean, harmonizando com os tons que usamos para a sala. Entre os itens que usamos no mobiliário decorativo estava uma cabeceira clean, arandelas com uma luz amarela para promover a sensação de aconchego.
No banheiro da suíte, apostamos em uma paleta de cores mais leve e o marmorizado para trazer sofisticação ao ambiente. Na bancada, assim como nos outros banheiros, colocamos o marmoglass branco, combinando com o alto padrão do imóvel.
O papel do Home Staging para acelerar a venda do imóvel
O objetivo do Home Staging é fazer com que os potenciais compradores visualizem-se morando no espaço.
Sendo assim, depois da avaliação do imóvel e identificados os pontos fortes que devem ser destacados e os aspectos que podem ser melhorados na reforma estratégica, é hora de realizar o planejamento e execução.
Esse plano pode incluir desde pequenas mudanças, como a organização e limpeza do imóvel, até a substituição de alguns móveis ou itens decorativos.
Após a preparação do imóvel, é fundamental contar com fotografias profissionais para os anúncios – elas farão toda a diferença na hora de atrair compradores online.
Por fim, o preparo com Home Staging e as fotos de qualidade são essenciais para destacar o imóvel nas plataformas de venda. Desse modo, há o aumento do número de visitas e, por consequência, a aceleração do processo de negociação.
Imóveis que passam pelo processo de Home Staging vendem mais rápido e têm maior lucratividade
Muitos estudos comprovam que os imóveis que passam pelo processo de Home Staging vendem mais rápido e por valores mais altos do que aqueles que não passam por esse tipo de preparação. Isso ocorre porque a apresentação visual é um dos principais fatores que influenciam a decisão de compra.
Quando um comprador visita um imóvel onde o espaço foi otimizado, bem decorado e devidamente iluminado, ele se sente mais propenso a fechar o negócio. Além disso, as fotos e vídeos que serão utilizados nos anúncios de venda ganham uma qualidade superior com o Home Staging. Isso torna o imóvel mais atrativo em plataformas online.
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Se você está tentando estruturar seu negócio de Home Staging e Reforma Estratégica, ou tentando implementar essas estratégias em imóveis de investimento, sabe que o processo não é tão simples quanto parece.
Sendo assim, cada etapa possui detalhes importantes, que, se não forem bem executados, podem travar seu crescimento, fazendo com que você perca tempo e dinheiro em cada projeto.
Imagino que você não quer continuar estagnada. Eu entendo perfeitamente, pois já estive na mesma situação que você, tentando alavancar meus resultados na base de tentativa e erro. E posso garantir: é exaustivo, consome tempo e, principalmente, dinheiro.
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