Projeto de decoração: entenda como funciona esse tipo de serviço

Muitas vezes desejamos repaginar a decoração da nossa casa, mas não sabemos por onde começar. Seja na parte de iluminação ou disposição dos móveis, é preciso um planejamento minucioso e que esteja alinhado a conhecimentos técnicos para desenvolver um bom projeto de decoração.

Por isso, é recomendado contratar os serviços de um profissional da área, como um designer de interiores. Mas, afinal, como uma pessoa desconhecida saberia qual o melhor caminho para incluir todas as suas preferências no ambiente e garantir um resultado satisfatório?

Em seguida, neste artigo, vamos mostrar todas as etapas de um projeto de decoração que são fundamentais para transformar o seu ambiente de um jeito personalizado! Confira!

Pesquisa e entrevista no projeto de decoração

O primeiro passo para um projeto de decoração é a pesquisa e entrevista. Aqui, o profissional responsável entrevistará o cliente, abordando questões fundamentais para um planejamento, como as suas preferências, estilo de vida e necessidades.

Assim, nos casos das residências com mais de um morador, o designer deverá descobrir a personalidade e comportamento de cada indivíduo, em vez de se basear apenas em uma visão superficial daquele ambiente.

Sendo que o mesmo critério vale para espaços comerciais, como lojas, restaurantes e escritórios. Para isso, os funcionários serão entrevistados com o objetivo de descobrir as necessidades na rotina daquela empresa.

Além do mais, a entrevista e a pesquisa preliminar são fundamentais para definir o estilo da decoração e pensar em detalhes exclusivos para cada cliente. Afinal, quanto mais informações, maiores as chances de um resultado que agrade a todos!

Sala de estar com projeto de decoração

Sala de estar com projeto de decoração

Confecção do anteprojeto

Nesta etapa, é realizado um estudo preliminar de todos os ambientes, considerando fatores como as medidas, a funcionalidade, a iluminação, a circulação e muitos outros. Aqui, são sugeridas mudanças ou pequenos ajustes com a finalidade de aproximar cada vez mais o projeto dos desejos do cliente.

Além disso, outros detalhes como as cores, os tecidos, o mobiliário e os revestimentos são levados em consideração. Todo o anteprojeto será desenvolvido por meio de imagens em 3D, facilitando a sua visualização e entendimento. Este é o momento em que o cliente saberá o resultado final do seu projeto de decoração, podendo aprovar ou solicitar alterações.

Projeto de decoração: dormitório
Projeto de decoração: dormitório

Executando as ideias do projeto

Agora é a hora de executar todas as ideias! Neste momento, você pode contratar ainda um designer para realizar pesquisas de mercado e análises de gastos sobre todos os detalhes do projeto, que incluem desde os móveis até os revestimentos.

Sobretudo, é preciso pensar em pontos cruciais, como o orçamento já definido, a identificação de fornecedores e, até mesmo, um cronograma geral contendo os prazos de execução e entrega.

Com um bom planejamento, o trabalho será otimizado e os riscos de falhas ou atrasos serão muito menores.

Consultoria

A consultoria é um outro serviço realizado pelo designer de interiores, que tem como objetivo auxiliar o cliente em relação aos itens de decoração, como a disposição dos móveis, o estilo, as cores, a iluminação ou qualquer outra mudança para otimizar o espaço.

Para um serviço de consultoria de decoração não é realizado um projeto digital mais técnico. Neste caso, o profissional agenda um encontro mais descontraído, que pode ser feito tanto na residência do cliente, quanto em lojas de decoração ou online.

Acima de tudo, a intenção é guiar e sugerir as melhores alternativas de acordo com a necessidade de cada morador para que o resultado seja um ambiente impecável.

Itens que fazem a diferença em um projeto de decoração
Itens que fazem a diferença em um projeto de decoração

Portanto, sabemos que ter um espaço que reflita conforto e bem-estar de um jeito sofisticado é o sonho de todos! Para que o seu projeto de decoração seja ainda mais caprichado e encantador, é recomendado o auxílio de um profissional atualizado nas tendências do mercado.

Gostou das nossas dicas sobre todas as etapas de um projeto de decoração? Caso você tenha mais alguma informação, deixe um comentário! Compartilhe suas experiências!

No meu Instagram você pode conferir mais dicas e trabalhos da área, é só acessar aqui.

Ah, e aproveite para conferir quais são as melhores cores para sala de estar.

Te convido também a baixar o meu e-book Guia Prático de Home Staging. Nele, te mostro técnicas que você mesmo pode aplicar para transformar o imóvel e vendê-lo rapidamente! Bacana, né?

Você quer mudar de carreira ou agregar um novo serviço e construir um NEGÓCIO LUCRATIVO de HOME STAGING que fatura 10Mil ou mais com apenas 2 a 5 trabalhos por mês?

Se a sua resposta foi SIM, você quer ter um negócio lucrativo de Home Staging você precisa conhecer os meus CURSOS COMPLETOS: