As 3 principais diferenças entre projetos de home staging e projetos de design de interiores

Recebo muitas dúvidas e solicitações de pessoas insatisfeitas com serviços realizados por profissionais que se dispõem a realizar um trabalho para o qual ainda não possuem conhecimento ou técnica. Por ser um tema ainda novo aqui no Brasil, as ideias e conceitos de home staging ainda não são difundidos o bastante e isso acaba causando muita incerteza, principalmente sobre as diferenças que existem entre projetos de home staging e projetos de design de interiores e de qual deles é o ideal para cada tipo de situação.

Existem também aquelas pessoas que ainda acham que o home staging se baseia apenas em trocar de lugar alguns itens de decoração e pronto. Mas o conceito é bem mais amplo do que isso e envolve fundamentos de decoração, iluminação, noção de reparos variados e ainda conhecimentos básicos em psicologia, marketing e mercado imobiliário.

Eu costumo dizer para os meus clientes e alunos que o momento da comercialização de um imóvel precisa ser encarado como uma espécie de preparação de uma vitrine de loja, em que todos os esforços são destinados a tornar o produto mais atraente, de acordo com o público que se quer atingir.

Outro exemplo que costumo utilizar bastante é que quando vamos vender um automóvel, uma das primeiras preocupações está em fazer uma revisão e uma limpeza além, é claro, de produzir fotos bonitas. E quando se envolve uma casa, o pensamento deve ser exatamente o mesmo.

Enquanto alguns profissionais ainda acham que o home staging se define por alguns tapetes ou almofadas a mais ou a menos, a maior parte dos clientes ainda não conhece o serviço que está contratando.

Para evitar que estes dois erros aconteçam, primeiro: os profissionais da área precisam investir em capacitações para que possam efetivamente aplicar as técnicas e serem reconhecidos no mercado; segundo: é preciso estabelecer uma comunicação clara com o cliente para que ele realmente compreenda como o serviço funciona e não fique desapontado nos casos em que as intervenções lhe pareçam sutis.

E, para ajudar nessas questões, eu estou aqui compartilhando minha vivência na área com vocês.
diferenças projetos de home staging e projetos de design de interiores
As 3 principais diferenças existentes entre projetos de home staging e projetos de design de interiores

1) Tipo de cliente: para quem cada um desses serviços é indicado?

Em primeiro lugar, é necessário conhecer os objetivos do cliente. Os projetos de design de interiores têm como um dos pilares a obtenção de informações sobre aqueles que habitarão o local, pois tudo que será desenvolvido deve considerar a rotina e a personalidade dessas pessoas.

Já o home staging é um recurso utilizado para preparar imóveis de forma despersonalizada, isto é, de forma genérica, com o objetivo de criar um ambiente bonito e atraente, e que possa captar a atenção dos mais variados tipos de pessoas.

2) Quanto custa EXECUTAR um projetos de home staging e projetos de design de interiores?

O investimento para cada tipo de projeto também é uma diferença bastante significativa. Os projetos de home staging que envolvam desde a consultoria até a aplicação das técnicas e produção das fotos, em geral, variam entre 1% e 5% do valor total do imóvel. Para chegar nesse valor, normalmente se deve levar em consideração o tamanho da casa e o quanto será necessário intervir.

Por outro lado, a execução de um projeto de design de interiores costuma ser orçado a partir de 30% do valor do imóvel. É claro que esse valor também depende de outras coisas, tendo em vista que cada profissional trabalha e cobra de maneiras diferentes, considerando sua experiência, suas qualificações e também a quantidade de alterações que precisarão ser executadas.

diferenças entre projetos de home staging e projetos de design de interiores

3) Conceito: no que se baseia cada um dos projetos?

Um projeto de design de interiores requer uma avaliação muito mais profunda visto que, na maioria dos casos, vai envolver uma obra mais complexa, incluindo até mesmo alterações estruturais, projeção e execução de novos ambientes, entre outros.

Tudo isso exige da equipe profissional registro ativo nos órgãos competentes, conhecimento das exigências legais e aprovação do projeto em órgão público, nos casos que envolvem mudanças estruturais.

O home staging consiste em um projeto menos complexo, onde a intenção é preparar os ambientes de uma forma funcional e ao mesmo tempo aconchegante, com o objetivo de vender ou alugar o imóvel de forma mais rápida e sem depreciação.

Sempre que trabalhamos com o home staging, a ideia é aplicar as técnicas de modo que seja possível facilitar e despertar emoções nos clientes em potencial. Nosso objetivo é fazer com que essa pessoa consiga projetar a sua vida no local, sentindo-se realmente acolhida pelos ambientes, e evitar que ela veja o imóvel como se fosse apenas mais um entre tantos outros quaisquer.

Te convido também a baixar o meu e-book Guia Prático de Home Staging. Nele, te mostro técnicas que você mesmo pode aplicar para transformar o imóvel e vendê-lo rapidamente! Bacana, né?

Você quer mudar de carreira ou agregar um novo serviço e construir um NEGÓCIO LUCRATIVO de HOME STAGING que fatura 10Mil ou mais com apenas 2 a 5 trabalhos por mês?

Se a sua resposta foi SIM, você quer ter um negócio lucrativo de Home Staging você precisa conhecer os meus CURSOS COMPLETOS: