Quando resolvemos comprar um imóvel na planta, um já pronto ou em outras modalidades, surgem muitas dúvidas sobre qual é a opção mais indicada.
Isso é normal, afinal existem prós e contras que precisam ser considerados para que você não saia perdendo dinheiro por aí. Foi por isso que eu pensei em fazer esse post falando um pouco sobre o assunto.
Primeiro, você deve saber que não há um consenso sobre o assunto, uma vez que é necessário levar em conta o perfil de cada comprador e, em qualquer negócio, sempre encontraremos vantagens e desvantagens.
Mas, por hora, vamos observar alguns pontos ao comprar um imóvel na planta:
Valorização
A valorização é um aspecto que chama bastante atenção na compra de imóveis na planta, já que quando você for pegar as chaves, provavelmente o imóvel já valerá muito mais do que quando você assinou o termo de compromisso de compra e venda.
Mas calma! Tal valorização só acontecerá se você tiver feito um bom negócio, ou seja, comprado de uma empresa idônea e que constrói edificações de qualidade e se a localização do empreendimento for boa.
Documentação
Aqui está outra vantagem para quem opta em comprar imóveis na planta, pois como você negocia diretamente com a construtora, todos os trâmites são mais fáceis e rápidos.
Investimento
Esse é um fator que costuma chamar muita atenção, pois os imóveis na planta normalmente são anunciados com um valor muito menor se comparado a imóveis já prontos. E assim também torna-se possível se planejar financeiramente com mais tranquilidade, além das possibilidades de negociar serem muito maiores.
Ambientes
Um aspecto para ter atenção é que quando você compra um imóvel na planta, você visita um decorado, mas na hora de receber, ele vem vazio, sem móveis.
Isso pode ser visto de forma positiva, pois você poderá decorar ao seu modo, mas também exigirá tempo e investimento.
A grande questão é que quando se compra um imóvel na planta para vender depois, ele é uma espécie de commoditie, e por que eu digo isso? Porque o cliente tem vários outros imóveis iguais ao que você já tem e você vai precisar achar uma forma de se diferenciar em meio a concorrência.
Um exemplo disso, é um imóvel de um cliente meu em Barueri, que comprou o imóvel na planta e nós tivemos que fazer uma boa reforma e decoração para torná-lo mais atraente, o resultado disso é que o imóvel foi vendido em apenas 3 meses, veja aqui. Isso porque as construtoras normalmente entregam os imóveis com revestimentos básicos, ou seja, sem nenhum atrativo.
Isso significa que é necessário investir para produzir o imóvel e torná-lo encantador, com a substituição de revestimentos, aquisição de mobília… E tudo isso nos leva ao home staging: a produção de imóveis voltada para a venda em menos tempo.
E, inclusive, aqui na Shae nós oferecemos o serviço completo de home staging, com reforma e decoração, a critério do cliente.
Os benefícios de reformar imóveis na planta para revender
Voltando ao tema central do texto, é comum as pessoas terem um certo receio de começar uma reforma, pois sabem que isso demandará alguns meses e vai requerer um aporte financeiro: terei que gastar para comprar o imóvel e para reformá-lo depois?
Veja bem, se você vai comprar para revender, a resposta é sim. Entenda o porquê:
A jornada de compra de um imóvel
Até um cliente se decidir pela compra de um determinado imóvel, ele passa por muuuitas etapas (totalizando mais de 2 anos para, de fato, efetivar a compra), sendo:
– 16 meses na etapa de consideração
– 7 meses de pesquisa online sobre o produto
– 3 meses falando sobre o produto
– 3 meses de busca ativa (detalhes, decisões)
– 1 mês para a compra
Acesse nosso post sobre a Jornada de compra de um imóvel: entenda como funciona todo o processo.
Há algum tempo, vem circulando nas redes do portal Zap a seguinte informação:
“O grupo Zap é a maior plataforma da América Latina. São cerca de 50 milhões de acessos por mês, que geram 6,4 milhões de contatos (…)”
Agora me diga você: como se destacar em meio a grande concorrência durante a jornada de compra do cliente?
Ao longo desses anos de trabalho com home staging, eu desenvolvi os quatro pilares para a venda de imóveis. Confira:
1) Desejo: produzir o imóvel nos mínimos detalhes com a intenção de ter um apelo emocional para o cliente. E quando você reforma e faz o home staging (mobília), investe em fotos bonitas, você consegue se destacar da concorrência.
2) Medo: as pessoas temem aquilo que não conhecem e quando se vai adquirir um imóvel, é normal ficar com um pé atrás. Portanto é preciso encontrar meios de derrubar essas barreiras, agindo com empatia, transparência e mostrando que tudo está ok e que foi feito com muito cuidado.
3) Esforço: principalmente quando se tem um imóvel na planta, é preciso se esforçar para contratar um profissional de home staging para auxiliar no processo de produção. Além disso, também é preciso se esforçar para manter tudo bem organizado, limpo e com a energia elétrica ligada para receber bem os clientes em potencial.
4) Marketing: uma ferramenta indispensável para vender imóveis em menos tempo. Depois de estar com o imóvel bem produzido, é fundamental investir em um bom marketing, com fotos e vídeos de qualidade, uma descrição bem-feita e divulgação nas redes sociais.
Com esses passos, é possível sim se diferenciar da concorrência e sair na frente na jornada de compra dos consumidores, oferecendo aquilo que eles buscam: uma experiência de compra incrível, com imóveis encantadores e um ótimo atendimento!
E se você estiver bem preparado para o mercado, você pode obter um retorno bacana ao comprar imóveis na planta para revender depois, não esquecendo de apostar em uma boa reforma e em um home staging poderoso!
O nosso time conta com profissionais especializados em todas etapas de home staging e pode fazer a diferença para o seu lucro!
Obs: ao adquirir imóveis na planta, pode acontecer de você receber o imóvel no prazo ou até mesmo não receber, por isso é preciso ter cuidado de verificar a reputação da construtora antes de fechar negócio! Só feche depois de verificar que se trata de uma empresa séria e confiável!
E aí, gostou?
Isso e muito mais você pode acompanhar nas nossas redes sociais (Instagram, Facebook e nosso canal no Youtube), e se você for profissional da área, participe também do nosso grupo do Facebook: Home Staging para profissionais!
Te convido também a baixar o meu e-book Guia Prático de Home Staging. Nele, te mostro técnicas que você mesmo pode aplicar para transformar o imóvel e vendê-lo rapidamente! Bacana, né?
Você quer mudar de carreira ou agregar um novo serviço e construir um NEGÓCIO LUCRATIVO de HOME STAGING que fatura 10Mil ou mais com apenas 2 a 5 trabalhos por mês?
Se a sua resposta foi SIM, você quer ter um negócio lucrativo de Home Staging você precisa conhecer os meus CURSOS COMPLETOS:
Um abraço,
Shae.