Reconstrução de Imóveis Usados

Hoje o assunto é reconstrução de imóveis usados e, para isso, vou compartilhar a história de sucesso do Kleber Sobrinho, que trabalha há muitos anos como corretor de imóveis.

Conheci a história do Kleber e gostei muito da abordagem que ele trouxe sobre como acelerar a venda de imóveis. Vou contar a vocês o que ele está fazendo e que está revolucionando esse mercado.

A atuação dele é pautada principalmente na venda de imóveis usados.

Ele conta que já deixou de fazer negócios muitas vezes em razão de imóveis que precisavam ser reformados. Os clientes desistiam da compra por não saber o quanto teriam de gastar com a reforma e quais surpresas encontrariam no local.

Assim, o Kleber decidiu que mudaria sua postura diante desta situação. Passou, então, a orientar os clientes para que juntos pudessem melhorar a apresentação desses imóveis e trazer uma nova experiência aos compradores.

Esta se tornou sua missão: comprar os imóveis, reformá-los e vendê-los da forma como acredita. E para aprofundarmos no assunto, fiz uma live incrível com o Kleber Sobrinho onde destacamos todos esses pontos, bem como ele conta toda sua trajetória dentro da carreira.

É sempre possível implementar coisas novas em nossa vida. Dessa forma, a visão que o Kleber tem desse mercado é muito interessante e agregará bastante a quem se interessa pelo assunto.

Carreira da corretagem – como tudo começou

O Kléber Sobrinho é da Cidade de Porto Alegre, corretor de imóveis há 17 anos e atua principalmente no mercado de imóveis usados. Além disso, conhecido como o único especialista do Centro Histórico da cidade, bem como é reconstrutor de imóveis usados.

Iniciou a carreira em uma corretora de imóveis de um tio e, anos depois, foi contratado para trabalhar na maior imobiliária de Porto Alegre.

Contudo, o Kleber vem de uma família de militares e passou a maior parte da juventude sendo instigado a seguir na área militar. Entretanto, não era o que ele queria.

E foi assim que decidiu trabalhar na imobiliária do tio. Apaixonou-se pela profissão e foi tentar carreira em uma das maiores imobiliárias de Porto Alegre: Auxiliadora Predial.

Mas antes de ser aceito, o Kleber tentou várias vezes: enviou currículos, fez ligações, até que decidiu conversar com o dono da empresa e, assim, finalmente foi admitido.

Passou a se especializar cada vez mais na área, tendo como objetivo principal sempre entregar algo de relevância para os clientes que atendia.

Com o tempo e o sucesso na corretagem, ele deixou de trabalhar na empresa e conseguiu ser um franquiado da Auxiliadora Predial. A empresa  já estava bastante capilarizada dentro de Porto Alegre, assim, o Kleber possuía menos opções para atuar.

Como haviam poucos bairros para escolher, acabou ficando com o Centro Histórico da capital.

Sabemos que o Centro de qualquer cidade carrega o estigma de ser um local não tão bom para morar, em vista de diversos fatores sociais, dentre eles, a violência e prédios mais degradados.

O Kleber e a esposa, também corretora, estão há 8 anos trabalhando na franquia. Eu gosto de pontuar datas para que as pessoas não olhem a grama verde do vizinho sem levar em consideração o tempo que foi gasto com os cuidados para mantê-la sempre verde.

Ou seja, para o Kleber, foram vários anos de trabalho e de acreditar em sua carreira independente do que os outros digam.

Aqui no Home Staging eu também passo bastante por isso. Atuo na área desde 2015, então, foi um processo de construção para que eu pudesse ganhar a autoridade que tenho hoje. Mas no começo, muitas pessoas não acreditavam e costumavam criticar.

O Home Staging é um mercado onde falamos muito em oportunidade, mas também em mudança de mentalidade. Então, eu acho legal deixar isso pontuado.

Voltando à história do Kleber Sobrinho, para entender como deveria atuar na franquia e ter sucesso, ele passou a ter um olhar mais micro sobre a região. Ou seja, começou a conversar com os comerciantes locais, síndicos, zeladores, bem como buscar demais outras informações sobre a região.

O diferencial do Kleber foi, além de conhecer a região de maneira micro, visitar estabelecimentos diferentes e conhecer principalmente seus proprietário, absorvendo o máximo de informação possível para agregar à sua estratégia de ação.

Buscando fortalecer uma identidade para o negócio

O próximo passo do Kleber Sobrinho foi formar e fortalecer uma identidade para que as pessoas pudessem tê-lo como referência no setor imobiliário em que atuava.

Assim, ele passou a viajar e visitar eventos da área para conhecer mais a fundo como outros profissionais agiam.

A partir disso, decidiu que, dali em diante, se apresentaria como corretor especializado no Centro Histórico de Porto Alegre. Ou seja, aquele era o setor que ele dominava e poderia, com isso, agregar muito mais à experiência de seus clientes.

Esse exemplo do Kléber Sobrinho é muito importante para realizarmos certas reflexões, e é por isso que eu gosto de trazes histórias de sucesso, pois é uma forma de criamos conexão e nos inspirarmos.

A decisão do Kléber Sobrinho de nichar seu mercado, a princípio, pareceu ser controversa e bem arriscada, mas com dedicação e perseverança ele mostrou que é sim possível obter excelentes resultados naquilo que nos propomos a realizar.

Seu sucesso nas vendas é imenso! São vários os imóveis reformados por ele que venderam rapidamente e que, durante muito tempo, estavam parados, sem compradores interessados.

Após a reconstrução, seus imóveis não ficam nem 30 dias à venda! O Kleber percebe o potencial do prédio, transforma o ambiente e ressignifica a relação do cliente com um imóvel usado.

A minha ideia no Home Staging, por exemplo, é democratizar a profissão. Antigamente, quando alguém falava sobre Home Staging, era algo que parecia muito distante, algo que apenas quem possuía muito dinheiro conseguiria pagar.

E o que eu vejo é que muitas pessoas, apesar de merecerem um lar bonito e confortável, não conseguem se conectar com esse mercado.

Então, eu também tenho uma ligação muito forte com imóveis usados, que é justamente onde mais trabalho. Ali, mexemos com algo profundo, porque de fato realizamos toda uma transformação daquele imóvel.

Além disso, ainda trazemos toda uma história enraizada do prédio, do conceito, da região. E eu acho tudo isso incrível!

Uma coisa que eu sempre digo é que o Home Staging precisa estar junto com o trabalho de um corretor. Porque não adianta eu fazer um determinado trabalho se esse imóvel não é bem divulgado. Vai ser mais difícil de ser vendido.

Para concluir, todo esse mercado é bem abrangente. São diversos imóveis disponíveis e uma boa parte deles precisa de cuidados.

Muitas cidades não possuem mais espaço para construir novos prédios. Assim, a solução é realmente a reconstrução.

Eu penso que, por mais barato que seja o imóvel, o comprador precisa passar por uma experiência positiva de receber algo em bom estado, mesmo que usado.

Portanto, é importante entender essa união entre a corretagem de imóveis usados e o Home Staging, que oferece ao cliente a melhor experiência possível na compra do imóvel!

Se você gostou de mais essa experiência de sucesso, continue acompanhando e inspire-se cada vez mais com essa área de atuação!

Te convido também a baixar o meu e-book Guia Prático de Home Staging. Nele, te mostro técnicas que você mesmo pode aplicar para transformar o imóvel e vendê-lo rapidamente! Bacana, né?

Você quer mudar de carreira ou agregar um novo serviço e construir um NEGÓCIO LUCRATIVO de HOME STAGING que fatura 10Mil ou mais com apenas 2 a 5 trabalhos por mês?

Se a sua resposta foi SIM, você quer ter um negócio lucrativo de Home Staging você precisa conhecer os meus CURSOS COMPLETOS:

Até a próxima!

Kleber Sobrinho
Porto Alegre
@klebersobrinho
Corretor de imóveis