Como fazer o Home Staging em imóveis de luxo com: Fernanda Genthon

IMÓVEL DE LUXO NA CIDADE DE SÃO PAULO

O Home Staging, quando chegou ao Brasil, era voltado especificamente para imóveis de alto padrão e de luxo. Eu acredito muito na importância da realização do Home Staging em todos os tipos de imóveis. Eu realmente acredito que todas as pessoas merecem passar por uma experiência agradável ao buscarem um imóvel, e meu principal objetivo é tornar o Home Staging acessível.

Porém no post de hoje eu convidei uma pessoa incrível, que eu admiro muito e possui experiência internacional em Home Staging voltado para o mercado de Imóveis de Luxo: Fernanda Genthon.

Foto e Staging: Fernanda Genthon/Divulgação

PRESSA EM VENDER O IMÓVEL AO MELHOR PREÇO POSSÍVEL

Pedi para a Fernanda Genthon selecionar um imóvel no qual ela fez o trabalho de home staging para falarmos neste post. Ela selecionou um imóvel localizado no edifício Vitra, projetado pelo famoso arquiteto Daniel Liebeskind, que está, aliás, entre os 10 arquitetos mais famosos do mundo e decorado por João Armentano, considerado pela crítica nacional como um dos mestres da arquitetura e interior design contemporânea brasileira.

O que teria um home stager a agregar na apresentação de um imóvel deste porte? A resposta é simples, MERCHANDISING! Já que o proprietário tinha pressa em vender o imóvel ao melhor preço possível.

O profissional capacitado em Home Staging assegura que o imóvel, sendo de luxo ou não, seja apresentado ao mercado através do seu verdadeiro potencial. O Vitra localiza-se em uma das áreas mais nobres da cidade de São Paulo, segurança 24h, manobristas, acabamentos e materiais de primeira linha, automação da parte elétrica, isolamento acústico, entre outros que o definem como um imóvel de luxo

O imóvel estava a venda por R$18 milhões, mas quando a Fernanda foi conhecê-lo o proprietário estava arrependido por ter recusado uma oferta de R$16 milhões. O apartamento estava a venda há dois anos e além dos proprietários já terem feito várias reduções no valor, também estavam tendo gastos e queriam vender o mais rápido possível, pois estavam de saída do Brasil.

O IMÓVEL VOLTOU COM OUTRA CARA PARA O MERCADO.

Com a sua expertise Fernanda fez o home staging, fotografou e desenvolveu todo o material de divulgação. O imóvel voltou com outra cara para o mercado. O mesmo foi vendido pelo valor solicitado após 6 meses, ou um mês depois do resultado das eleições, sendo que durante os cinco meses anteriores, o Brasil passou por um período de grande indecisão econômica e política. Caso, o proprietário não tivesse optado por fazer o Home Staging, é bem provável que acabaria perdendo R$ 2 milhões e levado um tempo muito maior.

Importante salientar que o comprador foi um investidor estrangeiro não residente, cujo primeiro contato foi através do material promocional. Portanto, quando feito adequadamente o Home Staging e criado um bom material divulgação para um imóvel de luxo, isto permite alcançar compradores além das fronteiras aumentando a probabilidade de venda.

Foto e Staging: Fernanda Genthon/Divulgação

Além de Stager, a Fernanda Genthon tem como primeira formação Fotografia de Interiores. Por muitos anos, ela morou no exterior e fez fotos para revistas de decoração como Casa Vogue, Casa e Jardim e Kasa. Em 2013, ela se mudou para Los Angeles, onde descobriu a fotografia para comercialização de imóveis de luxo e neste meio conheceu e se apaixonou pelo Home Staging.

Em Los Angeles, fez a formação de Home Stager e ali ganhou experiência trabalhando num mercado muito competitivo, onde o Home Staging é visto como uma ferramenta imprescindível na venda de qualquer imóvel.

Fernanda ressalta a importância em ter excelente fotos e material de divulgação para imóveis de luxo, uma vez que potenciais compradores deste padrão de imóvel estão em constante contato com imagens de alto luxo, frequentam eventos refinados, hotéis e lounges sofisticados e vivem expostos ao que tem de melhor pelo mundo a fora, portanto, uma clientela altamente exigente.

Assim, quando este público procura um imóvel, este tem que espelhar seus sucessos e conquistas, além de proporcionar o aconchego que todos esperamos de um lar.

Além disso, ela nos alerta para um ponto muito interessante dentro do Home Staging de luxo, bem como em outros padrões de imóveis: ao criarmos links afetivos, precisamos entender quais são os produtos que esse público-alvo consome e com os quais se identifica.

APLICANDO A TÉCNICA DE HOME STAGING PARA IMÓVEIS DE LUXO.

No exemplo que a Fernanda selecionou, a proprietária alegava que o que impedia a venda do apartamento era a lareira e, inclusive, estavam pensando em realizar uma reforma no sentido de melhorar a aparência do cômodo.

No Home Staging de luxo, diz Fernanda “o trabalho de um arquiteto famoso entra como uma característica a mais que valoriza o imóvel. Portanto, retirar a parede da lareira seria um grande erro e geraria custos desnecessários ao cliente.”

A Fernanda Genthon logo recomendou que não seria necessário realizar toda essa modificação, sugerindo ressaltar a lareira com quadros que a cliente eventualmente já possuía. A lareira estava precisando de um ponto focal forte, nos contou Fernanda, e veio a calhar que a proprietária possuía um quadro que encaixaria perfeitamente naquele local.

Foto e Staging: Fernanda Genthon/Divulgação

Os moradores utilizam o espaço da casa da forma que melhor lhes convém, porém, ao colocar o imóvel a venda é necessário que haja um esforço do proprietário em entender que seu imóvel tem que se tornar não só funcional para si, mas também atrativo para o futuro comprador.

Nota-se, por exemplo, que no Home theater tinha um cercadinho de criança, um piano elétrico, enfim um ambiente organizado de maneira bem familiar e informal.

Foto e Staging: Fernanda Genthon/Divulgação

Não é necessário que se utilize todos os objetos de marcas famosas, contudo, algumas peças-chave darão o resultado esperado. Além disso, Fernanda diz que entender o desejo, estar atenta ao estilo de vida e os objetos que o público-alvo consome faz toda a diferença no trabalho de um Stager profissional.

VISUALIZOU O PÚBLICO ALVO

Na suíte máster, outro ajuste foi feito. O quarto de tons neutros agradava os proprietários, mas para que aquele ambiente se diferenciasse na percepção do futuro comprador, ele precisava de um pouco de cor. Assim, ela conta que fez um estudo do estilo do decorador para saber que tipo de quadro colocar ali para atingir o objetivo, sem comprometer a decoração já existente.

Assim, o quadro verde-claro, que estava acima da cama, foi mudado para a sala de televisão, pois estava mais harmônico com aquele cômodo e em seu lugar colocou um quadro com cores quentes, vindo do hall de entrada.

Ela visualizou que o público-alvo desse apartamento seria um empresário(a) ou alto executivo(a) que está acostumado a hospedar-se nos melhores hotéis ao redor do mundo, com uma linda vista de final de tarde.

Dessa forma, ela buscou referências de luz que pudessem gerar no cliente uma sensação de conforto e familiaridade aos ver as fotos.

De acordo com o estudo de luz realizado, as fotos foram tiradas de forma a criar nesse tipo de cliente a sensação de que ele poderia continuar apreciando uma bela vista, só que diretamente do conforto de seu próprio quarto, ao invés de um quarto de hotel.

Foto e Staging: Fernanda Genthon/Divulgação
Foto e Staging: Fernanda Genthon/Divulgação

Uma vista como essa assemelha-se a um fim de tarde observado em um imóvel de luxo cosmopolitano: em Xangai ou Nova York, por exemplo.

POSIÇÃO CORRETA PARA FOTOGRAFAR

Na varanda, ela teve de encontrar a posição correta para tirar fotos de modo que demonstrasse a dimensão do efeito arquitetônico do conceito sala/varanda totalmente integradas.

Assim, ela incluiu mais plantas e também plantas altas para trazer o verde para dentro do apartamento e com este efeito criar uma atmosfera de varanda mais aberta, dando uma maior extensão da vista. Como é possível perceber, todos os detalhes foram incluídos de maneira muito sutil e intencional.

Foto e Staging: Fernanda Genthon/Divulgação

Por fim, para deixar bem destacado, no Home Staging Para Imóveis De Luxo é importante ter uma fina percepção do que o público-alvo deseja e se identifica e a partir daí criar links emocionais fortes que o motivem a deixar suas rotinas atribuladas e ir visitar o imóvel.

Conhecer muito bem o estilo do decorador para que o trabalho dele, mesmo o imóvel tendo passado pelo Home Staging, continue a agregar valor a propriedade e ter muita atenção aos detalhes sutis ao ponto de transformá-los em desejo de consumo.

ALGO FUNDAMENTAL!

Desta vez quis trazer para vocês um conteúdo exclusivo para que tenhamos contato com todos os setores do Home Staging, até para que possamos agregar os ensinamentos de cada um dentro da nossa realidade na profissão.

Te convido também a baixar o meu e-book Guia Prático de Home Staging. Nele, te mostro técnicas que você mesmo pode aplicar para transformar o imóvel e vendê-lo rapidamente! Bacana, né?

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Se a sua resposta foi SIM, você quer ter um negócio lucrativo de Home Staging você precisa conhecer os meus CURSOS COMPLETOS:

Espero que tenham gostado, e logo mais, volto com outras experiências de stagers para deixar vocês completamente inspirados e confiantes com relação à carreira de stager.

Até mais!

FERNANDA GENTHON
Formada em Fotografia de Interiores e Home Staging
São Paulo – SP
@hosthomestaging