9 Perguntas que você deve fazer para contratar um home stager com segurança

Assim como para qualquer outro tipo de serviço, é fundamental que você faça uma boa pesquisa e tome algumas precauções antes de contratar um contratar um home stager.

Quando você resolve contratar uma consultoria e execução de home staging, é preciso pensar que delegará uma missão muito importante ao profissional escolhido – a preparação do seu imóvel para uma comercialização rápida e vantajosa – e, portanto, precisará de alguém com boas referências e um ótimo portfólio!

Justamente por isso que separamos neste artigo alguns pontos que você deve observar e outras questões que devem estar muito claras antes de você fechar contrato com um profissional.

Entenda em poucos minutos o que é Home Staging!

9 Perguntas que você deve fazer para contratar um home stager com segurança

1) O profissional possui um bom portfólio?

O primeiro passo para você encontrar um bom profissional home stager é verificar se ele já realizou trabalhos na área e se possui um portfólio atraente. Muito mais do que analisar o portfólio do profissional em questão, também é importante que você esclareça as suas dúvidas e faça questionamentos sobre como cada trabalho foi realizado e o que o motivou a chegar a esse resultado.

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2) O Stager possui referências profissional?

Para que você realmente possa se sentir seguro com relação aos serviços convocados, o recomendado é que sempre peça referências de trabalhos anteriores.

Por enquanto, o home staging ainda não é uma profissão regulamentada, o que abre caminho para que qualquer pessoa se apresente como profissional da área. Desse modo, é essencial que você tenha bastante cuidado com isso: verifique se ele possui certificação e se os clientes anteriores ficaram satisfeitos com o trabalho desenvolvido.

3) Quanto custa o trabalho de um stager?

Os custos que você terá para contratar um home stager vai depender do pacote contratado. Em geral, aqui na Shae o serviço costuma ser oferecido na modalidade de consultoria presencial ou online, onde é realizada uma avaliação do local e elaboradas sugestões de melhorias.

Após esse processo, você pode decidir se quer aplicar o staging por conta própria ou contratar o serviço. De forma bem resumida, o valor pode variar de R$ 300,00 para uma consultoria presencial, e em entorno de 3% do valor do imóvel para a execução completa do Home Staging.

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4) É preciso pagar algum valor extra?

Antes de contratar o profissional, é aconselhável que você esclareça todas as suas dúvidas sobre o que está sendo cobrado e certifique se existe alguma taxa extra. Peça isso tudo por escrito.

Em muitas situações o aluguel de mobiliário e outros itens pode ser necessário, já que imóveis mobiliados tendem a ser locados ou vendidos muito rapidamente. E quando existe essa necessidade, um valor adicional é cobrado. É claro que você deve estar ciente de tudo isso antes de assinar um contrato.

5) Como devemos preparar o imóvel para receber o profissional em home staging?

Existem vários pequenos reparos que você pode fazer na sua propriedade como, por exemplo, a substituição de luminárias, a renovação da pintura e a organização dos ambientes. Mas ao contratar um home stager, o melhor que você tem a fazer é esperar a análise e o diagnóstico do profissional antes de tomar alguma atitude.

Aqui no blog você pode conferir algumas dicas sobre como organizar e limpar imóveis que estão à venda ou para locação e também de alguns pequenos reparos.

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6) É preciso acompanhar a sessão de fotos?

Você não precisa estar presente na hora de fazer as fotos, mas se preferir estar, tudo bem, fica a seu critério. No entanto, procure deixar tudo pronto para receber o profissional e opte por dias bem ensolarados. E tenha sempre o cuidado de guardar itens de valor ou peças de coleção que podem quebrar durante o trabalho.

7) Quanto tempo leva?

O tempo necessário para a conclusão de um trabalho de home staging depende do tamanho do local e das modificações que precisam ser feitas. Assim, após avaliar a situação, o stager vai conseguir lhe passar essa informação com clareza.

Geralmente a consultoria leva em torno de 2h, e a aplicação do Staging é feita em um dia, no máximo dois na sua casa. Esse tempo inclui a preparação do imóvel, fotos e vídeos, sempre com o objetivo de buscar uma decoração impessoal e ao mesmo tempo afetiva.

8) O que exatamente o profissional poderá me ajudar?

Muitos profissionais são especialistas somente em consultoria, outros em organizer, outros em decoração, exite ainda profissionais especializados em imóveis usados antigos, outros em imóveis novos que precisam ser mobiliados, e assim por diante. O ideal é que você pergunte ao profissional no que exatamente ele poderá te auxiliar.

9) Contratar um home stager com certificação é mais seguro?

Verificar se o profissional tem certificado de formação na área é uma ótima maneira de acertar na escolha! Os profissionais formados pelo curso Staging na Prática, por exemplo, além de receberem um treinamento completo, ao final do curso saem com certificação.

Quer saber mais sobre o Home Staging e decoração? Isso e muito mais você pode acompanhar nas nossas redes sociais (Instagram, Facebook e nosso canal no Youtube), e se você for profissional da área, participe também do nosso grupo do Facebook Home Staging para profissionais! 😀

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