Jornada de compra de um imóvel: entenda como funciona todo o processo

Sempre em busca de atualizações e de levar novidades para os meus clientes e alunos, neste mês de setembro eu estive no Conecta Imobi e pude absorver muitos conteúdos que trarei para vocês nos próximos posts. E no post de hoje, falarei sobre a jornada de compra de um imóvel.

O Conecta Imobi é um evento que dita e apresenta as tendências para o setor imobiliário no Brasil, que em sua 5ª edição, vem se consolidando como o maior e mais completo evento de inovação, tecnologia, negócios e marketing do mercado imobiliário na América Latina.

Para ilustrar o que eu estou falando, atualmente o evento reúne mais de 4.000 profissionais do setor para uma imersão de painéis, palestras, cases práticos, networking e muito conteúdo.

conecta imobi - jornada de compra de um imóvel

Na edição do Conecta Imobi 2018, eu assisti uma palestra muito esclarecedora do Marcelo Dadian, do grupo ZAP. Durante a palestra ele falou sobre CRM do mercado imobiliário (Customer Relationship Management ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente) e veremos algumas coisas importantes a seguir.

A jornada de compra de um imóvel

Pesquisa e reflexão

Vamos imaginar que um comprador acessou o anúncio de um imóvel X, se interessou, fez a visita e resolveu comprar um imóvel. Todo esse processo durou, em média, 1 mês, ok?

A nossa tendência, então, é pensar que realmente a jornada de compra de um imóvel durou poucos meses. Porém, se olharmos para trás e analisarmos o contexto todo, observamos que muito embora a etapa de compra tenha levado 30 dias, a busca e reflexão do cliente vem de muito antes:

– 16 meses na etapa de consideração
– 7 meses de pesquisa online sobre o produto
– 3 meses falando sobre o produto
– 3 meses de busca ativa (detalhes, decisões)
– 1 mês para a compra

Isso significa, conforme a imagem abaixo, que na verdade toda jornada para a compra de um imóvel leva, em média, 27 meses para ser concluída.
jornada de compra de um imóvel
Slides retirados da palestra do Marcelo Dadian (Grupo ZAP) do Conecta Imobi 2018

Dessa forma, é preciso estar ciente de que na maioria dos casos, o processo de compra começou muito antes da compra efetivamente acontecer.

Portanto, podemos estabelecer um elo entre as etapas envolvidas em uma jornada de compra e os quatro pilares para a venda de imóveis com foco em home staging.

Por exemplo, o primeiro pilar para a venda de imóveis está associado a encontrar formas de trabalhar o desejo do cliente por meio da transformação do imóvel, com o intuito de torná-lo mais atraente.

E, em grande parte, a demora na pesquisa e reflexão do cliente está atrelada ao descuido na preparação dos imóveis, o que acaba trazendo obstáculos para gerar uma conexão emocional e uma decisão de compra por parte do cliente.

Outro aspecto que precisa ser considerado é o esforço, que também é um dos pilares para venda de imóveis. O proprietário precisa se esforçar para criar um distanciamento emocional e enxergar o imóvel como um produto, facilitando o processo de venda.

jornada de compra de um imóvel
Slides retirados da palestra do Marcelo Dadian (Grupo ZAP) do Conecta Imobi 2018
Etapa de consideração

A etapa de consideração do potencial comprador é a que leva mais tempo e quando paramos para pensar sobre as suas razões e dúvidas, fica fácil de entender. Um dos pilares que abordamos no artigo sobre os 4 pilares fundamentais para a venda de imóveis é o medo.

Sabemos que comprar um imóvel é um passo importante na vida de qualquer um e por isso mesmo é que envolve muitas questões que geram medos e anseios: será que estou fazendo a coisa certa? Em qual tipo de imóvel devo investir? Como ficará a minha mobilidade?

Diante disso, nessa etapa, mais do que nunca é preciso compreender o que o cliente busca e procurar formas de diminuir a sua ansiedade, sem atropelá-lo, sempre pensando a longo prazo.

jornada de compra de um imóvel
Slides retirados da palestra do Marcelo Dadian (Grupo ZAP) do Conecta Imobi 2018
jornada de compra de um imóvel
Slides retirados da palestra do Marcelo Dadian (Grupo ZAP) do Conecta Imobi 2018
Pesquisa na internet

Quando o cliente chega na fase de pesquisa na internet, ele já está com maiores informações e mais decidido respeito. Este é o momento em que ele começa a se questionar sobre quais os imóveis que são relevantes para ele e que estão dentro do seu orçamento e também:

  • Detalhes sobre possíveis imóveis
  • Informações sobre a vizinhança
  • Condições mercado e tendência
  • Dicas sobre como comprar o imóvel
  • Preço

E é justamente nesse momento em que a imensa maioria das pessoas busca por um corretor especialista para lhe prestar auxílio, e grande parte das buscas tanto do lado do cliente quanto do corretor acontece online.

Diante disso, é essencial estar preparado para, de fato, ajudar o consumidor a se conectar com o imóvel e encontrar as informações que precisa durante a sua jornada de compra de um imóvel.

Assim, é fundamental estar atento a um outro pilar para a venda de imóveis, o marketing. Encontrar formas de estar presente em todas as etapas, com um bom home staging (preparação dos ambientes), anúncios relevantes, com boas fotos, vídeos, um conteúdo completo e que possam cativar a atenção do cliente faz toda a diferença.

jornada de compra de um imóvel
Slides retirados da palestra do Marcelo Dadian (Grupo ZAP) do Conecta Imobi 2018

É importante ressaltar que durante esse estágio dúvidas ainda são bastante comuns, pois o consumidor ainda terá alguns receios. Veja a figura abaixo:

jornada de compra de um imóvel
Slides retirados da palestra do Marcelo Dadian (Grupo ZAP) do Conecta Imobi 2018
jornada de compra de um imóvel
Slides retirados da palestra do Marcelo Dadian (Grupo ZAP) do Conecta Imobi 2018
Busca Ativa

Se você fez um bom trabalho nas etapas anteriores e conseguiu converter os acessos a um determinado anúncio em visitação, deverá se preocupar em disponibilizar um profissional preparado para tratar com o cliente, além de não descuidar da preparação do imóvel para receber a visita. Procure deixá-lo igual ao dia das fotos, com uma boa iluminação e decoração neutra e despersonalizada.

E esse é um aspecto que merece atenção redobrada, pois 15% dos clientes decidem comprar um imóvel porque gostaram, o demonstra a importância de investir em imóveis bem preparados.

jornada de compra de um imóvel
Slides retirados da palestra do Marcelo Dadian (Grupo ZAP) do Conecta Imobi 2018
Transação (Compra)

A etapa de compra de um imóvel é bastante complexa, onde é preciso compreender e oferecer soluções ao cliente. Isso porque mesmo já decidido dúvidas sobre o investimento e se está fazendo a coisa certa são comuns.

O objetivo aqui deve ser sempre transmitir confiança e segurança para que ele sinta que realmente está fazendo a escolha certa.

Para ajudar tanto quem quer vender ou quem quer comprar um imóvel, o ZAP criou o sistema Quanto Vale? O programa ajuda a esclarecer uma das maiores dúvidas nesse tipo de processo – o preço do imóvel. Basta passar o maior número de informações possível sobre o imóvel que ele calcula o valor automaticamente.

jornada de compra de um imóvel
jornada de compra de um imóvel
Slides retirados da palestra do Marcelo Dadian (Grupo ZAP) do Conecta Imobi 2018

Se você ficou interessado ou mesmo tem dúvidas sobre como a jornada de compra de um imóvel funciona, entre em contato clicando no banner abaixo:

Conheça mais do nosso trabalho nas nossas redes sociais (Instagram, Facebook e nosso canal no Youtube)

Te convido também a baixar o meu e-book Guia Prático de Home Staging. Nele, te mostro técnicas que você mesmo pode aplicar para transformar o imóvel e vendê-lo rapidamente! Bacana, né?

Você quer mudar de carreira ou agregar um novo serviço e construir um NEGÓCIO LUCRATIVO de HOME STAGING que fatura 10Mil ou mais com apenas 2 a 5 trabalhos por mês?

Se a sua resposta foi SIM, você quer ter um negócio lucrativo de Home Staging você precisa conhecer os meus CURSOS COMPLETOS: