Case de Sucesso de um imóvel de luxo

O Home Staging é uma área que possibilita atuar em diversos nichos e assim é possível empreender em algo que dá prazer, além de ser um mercado inexplorado.

Para provar isso, no post de hoje eu trouxe uma convidada super especial que atua com Home Staging no mercado de luxo, e vai compartilhar um pouco da experiência dela conosco.

Neste post a Fernanda Genthon contou como conheceu e entrou no Home Staging. Ela nos trouxe um pouco da realidade do mercado de luxo, prós e contras, e porque ela escolheu atuar nele.

Além disso, a Fernanda pontuou as diferenças do mercado nacional e internacional.

Como entrou em contato com o mundo do Home Staging

A Fernanda Genthon conta que teve um percurso um pouco diferente até finalmente chegar ao Home Staging. Ela é bacharel em Literatura Francesa, contudo, há 15 anos atrás, fez uma formação em Fotografia e se especializou na área de  Decoração de Interiores.

Nos últimos 20 anos, a Fernanda mudou-se 10 vezes internacionalmente. Morou na França, China, Holanda, Suíça, Estados Unidos e Cingapura. Dessa forma, depois de tantas mudanças e trabalhos importantes na área da fotografia, como, por exemplo, para as revistas Casa Vogue e Casa e Jardim, ao chegar em Los Angeles, ela sentiu a necessidade de continuar aperfeiçoando-se na carreira.

Mas para isso, a Fernanda precisaria ter uma formação específica em fotografia para venda de imóveis para continuar em sua área de atuação. Foi aí que ela descobriu o home staging, se especializou e começou a atuar nesta área.

Um dia de passagem no Brasil, uma amiga da Fernanda, indicou a ela uma conhecida que queria vender um apartamento. O imóvel era avaliado em 18 milhões de reais! Porém, a proprietária estava bastante decepcionada com as fotos de apresentação do apartamento e a falta de progresso na venda.

Assim, a Fernanda ao visitar o imóvel, percebeu que, antes de começar a fotografá-lo, seria necessário prepará-lo. Aqui, é importante pontuar que há diferença entre fotografia de decoração e fotografia para venda de imóveis.

A Fernanda frisa que para quem é fotógrafo e pretende trabalhar no ramo de fotografia de imóveis para venda: “é necessário entender que existe todo um conjunto de técnicas por trás dessa modalidade de fotografia. Uma especialização é um bom caminho para se ter um diferencial na área”

Foto e Staging: Fernanda Genthon/Divulgação

Imóvel que estava parado há 2 anos, foi vendido em 6 meses.

Voltando à história do imóvel de 18 milhões, a Fernanda explicou à proprietária do apartamento que, mesmo que o imóvel tenha sido decorado por um arquiteto de renome, para fazer as fotografias seria também necessário a realização do Home Staging.

O home staging de luxo precisa estar sempre antenado às últimas tendências de design, porque esse tipo de imóvel pede móveis que sejam condizentes com as necessidades especificas deste segmento.

É essencial também que esse profissional tenha bastante conhecimento acerca dos diferentes estilos de decoração e de arquitetos famosos, porque terá de adaptar o Home Staging ao estilo do imóvel.

Foto e Staging: Fernanda Genthon/Divulgação

Após realizar o home staging e produzir o material promocional, o imóvel, que já estava há dois anos à venda, foi vendido em seis meses, ou um mês após o resultado das eleições, sendo que durante os cinco meses anteriores o Brasil passou por um período de grande indecisão politica e econômica.

O que entendemos com isso?

Que quando você prepara o imóvel para a venda levando em consideração seu público-alvo, consequentemente acaba alcançando ganhos maiores, pois a venda é acelerada. Como sabemos, um imóvel parado no mercado gera custos fixos e despesas. Portanto, no mercado imobiliário também “tempo é dinheiro”.

Foto e Staging: Fernanda Genthon/Divulgação

O que é um imóvel de luxo?

Outro ponto muito importante que a Fernanda Genthon levantou foi a definição de imóvel de luxo. Segundo ela, para ser classificado como luxuoso “não se deve levar em consideração apenas o valor do imóvel”.

“Existem variantes como, localização, área de lazer, segurança, qualidade dos acabamentos, tecnologia que facilite e traga conforto aos moradores, ter um designer de interiores famoso e seu potencial de valorização são características que pesam bastante para que o imóvel seja classificado como de luxo”, afirma Fernanda.

Foto e Staging: Fernanda Genthon/Divulgação

Mercado imobiliário brasileiro versus mercado imobiliário norte-americano

É fato que o mercado brasileiro de venda de imóveis ainda está bem atrás do mercado imobiliário dos Estados Unidos.

Contudo, a Fernanda pontua que o brasileiro tem a característica positiva de ser muito versátil.

Foto e Staging: Fernanda Genthon/Divulgação

Como a economia do país oscila bastante e o mercado muda a todo momento, o brasileiro tem o costume de agarrar-se às oportunidades quando a maré está boa e persistir quando a maré não está tão favorável,   e isto é ótimo!

Inclusive, é notório que há uns 3 anos o mercado imobiliário no Brasil já deu um enorme salto!

Basta olhar, por exemplo, os imóveis de luxo deste período para cá e é possível perceber o quanto o cenário mudou.

As próprias imobiliárias entenderam a necessidade de criar um setor especializado para imóveis de luxo. Compreenderam que é preciso trabalhar de forma diferenciada neste segmento.

Fazendo essa diferenciação, ou seja, sabendo lidar com cada tipo de cliente e imóvel, eleva-se o setor imobiliário de maneira geral.

O Home Staging é a prova de que esse mercado está mudando.

Após várias especializações na carreira, desde 2015 atuando na área, eu me tornei referência no Home Staging nacional e venho dedicando-me continuamente a capacitar mais profissionais para atuar no setor.

Foto e Staging: Fernanda Genthon/Divulgação

Eu acredito que esse é um trabalho fundamental e que impacta a vida das pessoas positivamente.

Sei que muitas vezes, que no processo de mudança de imóvel, as experiências relacionadas podem ser muito negativas.

Eu mesma já passei por isso inúmeras vezes ao me mudar aqui mesmo no Brasil e a Fernanda também teve experiências semelhantes ao mudar-se 10 vezes, morando em países diferentes.

O Home Staging vem tentando transformar essa realidade oferecendo uma mudança de mentalidade no mercado imobiliário não só no Brasil como no mundo

Foto e Staging: Fernanda Genthon/Divulgação

Sempre é o momento de escrever e reescrever sua própria história

O recado final da Fernanda Genthon para quem tem o sonho pessoal de entrar para o Home Staging, é nunca esquecer que sempre é o momento de escrever e reescrever sua própria história. Aos 44 anos de idade ela mudou de especialidade na fotografia, se lançou em uma nova profissão e pode usar as competências que adquiriu ao longo de suas mudanças.

E para mim, é imensamente gratificante ser a ponte para que essas pessoas alcancem seu objetivo.

É um sentimento inigualável saber que, sendo essa ponte para que alguns atuem no Home Staging, estas mesmas pessoas também realizarão o sonho de outras tantas de morar em um lar confortável com suas famílias, tendo experiências muito positivas nesse processo de mudança!

Te convido também a baixar o meu e-book Guia Prático de Home Staging. Nele, te mostro técnicas que você mesmo pode aplicar para transformar o imóvel e vendê-lo rapidamente! Bacana, né?

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FERNANDA GENTHON
Formada em Fotografia de Interiores e Home Staging
São Paulo – SP
@hosthomestaging