Como convencer proprietários a investir no Home Staging

Para quem acompanha os meus posts, já sabe da importância de trazer boas sensações através do Home Staging. Mas o que muitas pessoas ainda não sabem é o que me motivou a trabalhar com isso, e hoje eu vou contar para vocês!  Assim como, vou explicar para você que está começando, ou já é da área, como convencer os proprietários a investir no Home Staging.

Bom, eu vou começar falando sobre mudança. Quando eu terminei a faculdade Design de Interiores, eu morava em Goiânia e me mudei para São Paulo, o ano era 2006 e eu estava em busca por um imóvel. Porém a minha experiência não foi tão legal, para dizer a verdade, foi bem frustrante.

Home Staging: Shae Campos

E foi em 2015 que o Brasil passou por uma crise imobiliária, que atingiu a todos os setores, e eu percebi que precisava fazer algo novo, e vi dentro do mercado imobiliário, depois de diversos estudos, a oportunidade de trabalhar com Home Staging e disseminar essa técnica no Brasil. Uni minha criatividade com um negócio realmente lucrativo com milhões de potenciais clientes.

No post de hoje, eu, juntamente com Luciana Vieira, que é corretora de imóveis especialista em Home Staging, iremos te trazer dicas e informações importantes para entender como convencer proprietários a investir no Home Staging.

Os primeiros clientes 

Como em todo começo, meus primeiros clientes foram por meio de indicações e assim, conforme eles viam os resultados, as indicações aumentavam. Dessa forma, meu trabalho começou a ser reconhecido.

O que eu percebo nesse mercado, no entanto, é que muitas vezes, para o proprietário investir no Home Staging, existe um receio por ser algo “novo”. Assim ele segue aquele velho padrão: ligar na imobiliária, a imobiliária manda o fotógrafo que faz as fotos do imóvel, este imóvel então é colocado à venda enquanto se espera que algum comprador goste.

É claro que o proprietário aprendeu a fazer isso desta forma, e realmente é bastante difícil mudar um hábito, mas não é impossível!

Em primeiro lugar, é preciso entender que o mundo, e também o mercado imobiliário, mudaram muito nestes 10 anos, pois a tecnologia tomou conta de todos os espaços. Com isso, o cliente/comprador, também mudou e deseja ter boas experiências de compras.

Os processos de vendas, contudo, continuam os mesmos, sendo preciso mudar! Porém, é preciso fazer com que os proprietários vejam isso.

Home Staging: Shae Campos

Nós precisamos cuidar dos proprietários 

Isso mesmo, nós precisamos dar mais atenção, escutar e explicar aos proprietários a importância do investimento em técnicas que facilitam e estimulam as vendas. Visto que são os proprietários que tem a base de tudo, ou seja, o imóvel.

Muitas vezes, nós acabamos dando mais atenção ao cliente comprador e negligenciamos o cliente vendedor. Por isso, nós enquanto profissionais dentro desta área, precisamos desenvolver um olhar mais atento, vendo qualidade ao invés da quantidade, presando por uma quantidade de imóveis em que seja possível realizar um bom trabalho.

Home Staging: Luciana Tavarnaro

O consumidor que muda o mercado e por isso se deve investir no Home Staging 

Como eu já disse, o mundo mudou e com ele, o consumidor. Isso quer dizer que o consumidor não aceita mais qualquer tipo de coisa. Assim, em se tratando de imóveis, muitas vezes ele prefere não mudar para outro local, ou fazer uma compra, do que fazer a mudança para um imóvel ruim.

Além disso, um fato que vem acontecendo com muita frequência, é que o consumidor chega até nós, Stagers, já sabendo mais do imóvel que o corretor de imóveis, afirma Luciana.

Nós Stagers e profissionais desse mercado, portanto, precisamos rever todos os dias os nossos atos, para que assim, não fiquemos repetindo os mesmos erros cometidos no mercado imobiliário.

Home Staging: Shae Campos

Como fazer propostas atraentes para convencer proprietários a investir no Home Staging 

Mostrar quanto de dinheiro o proprietário está perdendo 

Esta é uma das primeiras coisas que eu faço quando um proprietário me procura: mostro para ele despesas anuais como condomínio, IPTU entre outros custos que geram prejuízo quando o imóvel está parado.

Em uma progressão de um ano ou dois, ele poderá analisar, desta forma, o quanto de dinheiro está perdendo, dinheiro este que poderia investir em outras coisas. Assim, ele consegue entender que investir em Home Staging gera custos bem menores, para não dizer mínimos, quando comparamos com estes prejuízos.

Home Staging: Shae Campos

Competitividade 

Uma outra estratégia que o stager pode usar, é mostrar a quantidade de imóveis na mesma região e com a mesma faixa de preço, que as pessoas estão pesquisando, e o quanto o Home Staging pode fazer com que o imóvel se destaque nesse meio, proporcionando uma experiência positiva para o comprador que tem o poder de compra.

Home Staging: Caroline

Democratização do Home Staging 

Ao contrário do que muitos pensam, o Home Staging não é aplicado apenas em imóveis de luxo, pois todos nós, independentemente do imóvel em que vamos morar, queremos algo que nos traga conforto.

E é isso que o Home Staging vem trazer, essa sensação, seja para qual for o imóvel. 

Lembre-se de que, quando falamos de Home Staging, estamos falando de fazer mais com menos. Não necessariamente o proprietário precisa investir muito dinheiro, às vezes, é uma questão de ajuste, de mudança.

O imóvel que você mora, não é o mesmo que você vende, relembrei.

Home Staging: Shae Campos

Conversa com o proprietário 

Um dos maiores problemas que um Stager pode enfrentar ao se deparar com um proprietário, é saber se ele está realmente preparado para vender o imóvel.

Isso acontece porque nem sempre é tão fácil se desfazer de um bem, às vezes aquele imóvel possui história, sentimentos, havendo apego. Assim, é importante que você pergunte nestes casos: “Você realmente está preparado para vender este imóvel?”. 

Uma conversa franca é tudo!

Home Staging: Silvia Kauffman

Ter pontos de contato com o seu cliente 

Vários estudos de marketing indicam que o consumidor precisa ter, pelo menos, contato sete vezes com a marca para que possa adotá-la, e conosco não é diferente. Contudo, muitas vezes, nós desistimos no primeiro ou no segundo contato, e deixamos assim, de ter os primeiros clientes, que são essenciais.

Então, é importante ter esse contato com o cliente, através de lives, posts, um card e o que mais for necessário para chamar à atenção dele.

Home Staging: Claudia Vaz e Margarida Serrano

Divulgação maciça para convencer o proprietário a investir em Home Staging 

Nada melhor para convencer alguém a investir em Home Staging do que contar com a ajuda de um cliente que realmente acredite no seu trabalho.

Para isso, é importante que você faça com ele o melhor trabalho e que ele consiga ter um bom resultado com a venda/aluguel do imóvel e assim, você possa mostrar isso para os proprietários.

Lembrando que você, neste ponto, não deve deixar de investir nos pontos de contato com o seu cliente. Pois, com certeza, ele estará aguardando vender seu imóvel, porém, se êxito e aí vai começar a surgir o interesse.

Os clientes precisam dessa maturação, do entendimento.

Home Staging: Isabel Gonçalves e Adinalva Ruggeri

E não se esqueça de sempre mostrar o resultado! Seja de um case de sucesso de hoje ou de três anos atrás. Pois nem todos os clientes sabem disso e precisam estar cientes do quanto o seu trabalho pode fazer a diferença!

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Luciana Vieira
Corretora de imóveis
Especialista em Home Staging
@luhnegociosimobiliarios
Lages/SC