É possível ser um Stager mesmo sem ser designer ou arquiteto?

Para tornar-se um stager não são necessárias formações específicas, mas sim, muito interesse em aprender

Oi pessoal! O Stager é um profissional atuante na preparação do imóvel garantindo, dessa forma, uma comercialização mais rápida.

Nesta preparação a decoração e os móveis – cenográficos ou não – são colocados de forma estratégica, os itens decorativos são cuidadosamente selecionados para criar links emocionais. Os tecidos que possuem um impacto visual muito grande são uma peça chave neste tipo de trabalho, assim como as fotografias, sempre profissionais.

Porém a dúvida que muitos me perguntam é: para desenvolver todo esse trabalho, é necessário ter formação em designer ou arquitetura?

A resposta é não! Obviamente, um arquiteto ou designer pode exercer a profissão de home stager, mas não é fundamental graduar-se nas áreas. As técnicas já vistas aqui no Blog, que compõem o home staging, vão muito além de questões puramente teóricas, o que vale é a prática, a vontade de aprender.

Conceitos e noções básicas de arquitetura e design – como cores, simetria etc. – são imprescindíveis, mas, para ter acesso a todas esses conhecimentos, não é preciso um diploma, apenas interesse. O mais importante é possuir todas as competências e aptidões indispensáveis para desenvolver o trabalho da melhor forma.

Lembre-se sempre: para ser um bom profissional, seja no home staging, ou em qualquer outra área, é de extrema importância manter-se atualizado, informado, e nunca parar de estudar. Home Staging para quem não é designer ou arquiteto, é possível?

No post de hoje trago o case da Maria Silva, aluna do meu curso. Atualmente, stager e corretora imobiliária, Maria, mesmo sem possuir formação específica em arquitetura e design, atua aplicando as técnicas e pilares de home staging.

Transição de carreira

Maria formou-se em Gestão, mas sempre se interessou pelo mercado imobiliário e por home staging, antes mesmo da técnica ser conhecida por ela.

Após diversos cursos e viagens, focados principalmente em marketing e empreendedorismo, a gestora decidiu voltar-se para o que realmente gostava: preparação de ambientes.

Home Staging: Maria João Silva

Como conheceu o curso de Home Staging Business?

Através de pesquisas, Maria descobriu o termo “Home staging”, e em 2020, durante a pandemia, iniciou o meu curso Home Staging Business, que é 100% Online, diretamente de Portugal. Mesmo após anos imaginando ser imprescindível uma formação em arquitetura ou design, para atuar na preparação de imóveis, a Maria utilizou todos os conhecimentos adquiridos em outras áreas do mercado, tornou-se corretora de imóveis e hoje, depois do curso, é uma stager de sucesso!

O que é preciso saber para se tornar um stager?

Sabemos que o objetivo do stager, acima de tudo, é auxiliar as agências imobiliárias, proprietários e investidores, na venda dos imóveis de forma rápida e eficaz, aproveitando ao máximo do valor. Um bom home stager, além de preparar o local, deve ter uma visão de marketing extremamente estratégica, sempre focada na otimização do tempo de venda e nas necessidades do cliente. São funções múltiplas exigindo certo aprofundamento e investimento em estudos daqueles com interesse em se profissionalizar na área.

De acordo com sua própria experiência, Maria me contou as principais competências que considera necessárias para ser um home stager profissional, são elas:

· Conhecer os diferentes estilos de decoração;

· Compreender os princípios básicos de design de interiores como definições de layouts, tamanho / áreas, estado de conservação, tipos de reparações a fazer;


· Estilismo e fio condutor (itens decorativos que conectam um ambiente ao outro)

· Gostar e saber fazer fotografia de interiores; ·Saber fazer bricolagem, fazer os pequenos arranjos;

· Conhecer o mercado imobiliário;

· Saber ler o desenho técnico – saber ler uma planta;

· Conhecer o mundo das vendas;

· Ser comunicativo, empático, saber solucionar os problemas;

· Pensamento crítico;

· Saber definir o público-alvo e atingi-lo através de estilos específicos e de elementos de design / decoração;

· Bom senso e bom gosto;

· Ser capaz de gerir logística e custos;

· Ter noções de marketing (geral, emocional, olfativo etc.)

Aplicação na prática

Utilizando todo os ensinamentos do curso, Maria realizou trabalhos incríveis, realçando a beleza dos imóveis, de forma a agradar os potenciais compradores. Prezando sempre pela satisfação do cliente, a stager aproveita ao máximo todos os objetos já disponíveis no local e, na maioria das vezes, acrescenta itens de baixo custo.

Confira um de seus trabalhos:

Nesse imóvel, Maria utilizou como referência de cor, uma panela azul já existente no imóvel. A partir disso, utilizou por diversos cômodos tons de azul, fazendo links diretamente com a panela e harmonizando o ambiente com uma paleta de cores, legal, né?

Sala de estar

Como a propriedade era habitada, já havia alguns móveis. Maria transformou um ambiente investindo em boa iluminação e pequenos detalhes. Foram retirados objetos que não tinham mais utilidade e estavam apenas poluindo a visão do ambiente. O resultado, como podemos ver, trouxe aconchego e estilo a sala de estar.

Home Staging: Maria João Silva

Quadros e almofadas com tons de azul e amarelo foram colocados na sala, trazendo cor e vida ao local. Detalhes na parede em tons quentes trouxeram um ar de conforto e modernidade.

Home Staging: Maria João Silva

Plantas, flores e velas sempre despertam a memória afetiva, além de comporem o espaço com delicadeza. O quadro com as mesmas cores das almofadas trouxe harmonia.

Home Staging: Maria João Silva

Cozinha

Nesse ambiente, Maria optou apenas por uma boa organização e inclusão de alguns itens decorativos, como flores e frutas (que remetem a memória afetiva). Essa simples mudança resultou em um ambiente claro e elegante.

Home Staging: Maria João Silva

A cafeteira com estampa de zebra foi colocada na sala de jantar. A panela azul realçou o ambiente e trouxe um ponto de cor muito sutil. Os itens desnecessários foram guardados, garantindo assim, leveza ao espaço.

Banheiro

No banheiro, apenas a retirada dos objetos em excesso já deu uma boa diferença. As prateleiras foram esvaziadas e reorganizadas com pequenas plantas e toalhas brancas. O branco é essencial na composição, pois remete limpeza e traz luminosidade ao local.

Home Staging: Maria João Silva

No Home Staging, você deve se atentar ao que precisa ser incluído ou retirado do cômodo para deixá-lo visualmente mais harmônico.

Quarto infantil

O quarto infantil ganhou um berço e diversos detalhes como quadros e luminária. Esses itens, em cores neutras, proporcionaram ao ambiente sofisticação, conforto e muita luminosidade.

Home Staging: Maria João Silva

Tons de rosa e branco deixaram o cômodo bem delicado e muito aconchegante.

Quarto de casal

O quarto de casal recebeu novos itens decorativos com cores vivas, boa iluminação e detalhes que deram um charme especial. As almofadas e manta amarelas trouxeram vida ao local que antes estava bem apagado.

Mais uma vez, uma pequena planta e vela fizeram toda a diferença. Detalhes são importantes!

Home Staging: Maria João Silva

Quarto Individual

O quarto individual funcionava como um closet, com diversas roupas e itens espalhados.

Com o home staging, as roupas foram retiradas e um quarto, de fato, foi montado. A cama foi colocada juntamente com almofadas e quadro em tons de cinza e amarelo, fazendo uma conexão de cores. Na mesinha ao lado da cama, luminária e um pequeno vaso de plantas, gerando claridade e delicadeza. A manta escura sobre a cama gerou um contraste bem elegante.

Home Staging: Maria João Silva

Viu só como é possível realizar trabalhos incríveis em imóveis de forma simples e criativa?

Minha querida aluna Maria nos provou que, para ser uma stager de sucesso, não são necessárias formações em arquitetura ou design, muito pelo contrário, basta força de vontade e dedicação.

Te convido também a baixar o meu e-book Guia Prático de Home Staging. Nele, te mostro técnicas que você mesmo pode aplicar para transformar o imóvel e vendê-lo rapidamente! Bacana, né?

Você quer mudar de carreira ou agregar um novo serviço e construir um NEGÓCIO LUCRATIVO de HOME STAGING que fatura 10Mil ou mais com apenas 2 a 5 trabalhos por mês?

Se a sua resposta foi SIM, você quer ter um negócio lucrativo de Home Staging você precisa conhecer os meus CURSOS COMPLETOS:

Espero que todos vocês aproveitem muito todas as informações desse artigo e fiquem ligados pois trarei muito mais! Nos vemos em breve!

Maria João Silva – Portugal @mariasilva.imobiliario.Staging
Licenciada em Gestão, especialista em Marketing Imobiliário e Home Staging.