Mercado Imobiliário: Encantar para vender

Recentemente, realizei uma live incrível com o Edgar Ueda, empresário do mercado imobiliário e publicitário, com conhecimentos adquiridos em institutos de renome nacional e internacional como: FGV, ESPM, INSPER, MICROSOFT, entre outros. Além disso, Edgar já vendeu mais de 17 mil imóveis e, através das redes sociais e cursos online, compartilha seus conhecimentos e técnicas que ajudam muitas pessoas.

Página do Instagram do Edgar Ueda, empresário do mercado imobiliário. Ele possui 172 mil seguidores.
Fonte: @edgaruedaoficial

Conheci o Edgar em um evento feito por ele, em 2018. Nessa época, eu ainda não compartilhava meus conhecimentos nas mídias sociais e todo esse sucesso com o Home Staging era uma realidade distante.

Atualmente, somos amigos e parceiros, realizamos diversos conteúdos juntos sobre mercado imobiliário, assim como esse! Por isso, sempre digo, para uma carreira de sucesso, basta persistir!

No post de hoje, falarei sobre todos os tópicos abordados na live, principalmente, da importância de encantar o cliente comprador para que o imóvel seja vendido rapidamente!

A IMPORTÂNCIA DE ENCANTAR NO MERCADO IMOBILIÁRIO

No mercado imobiliário, a experiência de compra não é muito agradável para quem está à procura de imóveis. Ambientes desorganizados, mau cheiro e falta de mobília, são alguns dos problemas enfrentados pelos clientes compradores.

Como já disse diversas vezes por aqui, é extremamente difícil visualizar o potencial de um espaço quando ele está vazio, sem móveis ou desorganizado, sem nenhum tipo de preparação prévia.

Esses são os principais motivos que fazem as pessoas não se identificarem com o imóvel e desistam da compra.

Em qualquer nicho de mercado, seja roupas, carros, ou, no nosso caso, imóveis, é necessário que haja uma preparação do produto antes que ele seja oferecido ao consumidor.

Ninguém vai à uma concessionária e compra um carro sujo, não é mesmo? O encantamento, independente do produto e do seu valor, precisa existir para que a venda seja realizada com sucesso!

HOME STAGING: NICHO PROMISSOR DO MERCADO IMOBILIÁRIO

Durante a live com o Edgar, pontuamos diversas vezes a importância de preparar um imóvel para a venda. O home staging vem ganhando espaço no cenário imobiliário e, com isso, há a necessidade de cada vez mais profissionais atuantes nessa área. Um novo nicho gera, sem dúvidas, muitas inseguranças e questionamentos em quem pensa em uma possível transição de carreiras (parcial ou total). Mas, como já dito aqui, com cada vez mais clientes exigentes e um mercado em constante crescimento, a profissão de stager só tende a crescer e, com o ritmo efervescente atual, já é serviço essencial ao segmento imobiliário.

Segundo um levantamento feito pela Datastore , plataforma que oferece mercadometria e pesquisa de mercado, a demanda por imóveis no Brasil pode disparar no segundo semestre. De acordo com a pesquisa, 28,7% dos entrevistados, tem a intenção de adquirir um imóvel nos próximos 24 meses. Ao que tudo indica, esse mercado continuará ainda mais aquecido nos próximos anos, necessitando, dessa maneira, de cada vez mais profissionais capacitados que consigam suprir a alta demanda de clientes, sejam eles proprietários, investidores, corretores ou donos de imobiliárias.

SEGURANÇA AO COMPRAR UM IMÓVEL

Sabemos que o Home Staging consiste em uma técnica de marketing interno, tornando o interior do imóvel mais atrativo para os potenciais compradores que o visitarem.

O intuito, além de uma simples decoração, é despertar emoções no cliente comprador, para que ele sinta uma ligação com o imóvel e segurança, já que qualquer investimento no mercado imobiliário é alto.

No mercado imobiliário, o racional precisa estar ligado diretamente ao emocional, só assim ocorrerá uma venda bem sucedida.

NO MERCADO IMOBILIÁRIO, PREZE PELA QUALIDADE, E NÃO PELA QUANTIDADE

As pessoas estão mais exigentes a cada dia e não aceitam qualquer coisa. Um imóvel com preparação já se encontra em vantagem em relação a todos os outros que não estão preparados.

O home staging agrega um diferencial, atraindo mais potenciais compradores e, para os corretores de imóveis, mais credibilidade em seu trabalho, por exemplo.

Para Edgar Ueda, é preciso que os profissionais atuantes na correção de imóveis deixem de seguir os padrões tradicionais e ultrapassados do mercado e comecem a inovar, segundo ele: “Quando você pegar um imóvel, não saia desesperadamente colocando placas e anunciando nas redes sociais. Pare, analise…”

O HOME STAGING PODE SER ACESSÍVEL

Através dos móveis cenográficos, já mostrados aqui no Blog, é possível que se faça uma ótima montagem de Home Staging.

Nesse caso, são usados, como o próprio nome diz, móveis cenográficos na composição dos ambientes. Materiais como papelão, isopor e placas de mdf, são utilizados na criação de sofás, mesas e camas.

Além disso, diversos outros itens decorativos de baixo custo são colocados no imóvel pelo stager. A ideia é que, com os espaços preenchidos, o cliente tenha uma noção mais clara de como poderá aproveita-lo.

Os móveis cenográficos, dessa forma, possuem um excelente custo-benefício e é muito mais viável e barato para o proprietário.

O FOCO É A VENDA, NÃO A DECORAÇÃO!

Na decoração de interiores, é desenvolvido um projeto para o imóvel seguindo o perfil e gostos pessoais do cliente. O designer implementa no seu trabalho a personalidade e necessidades do cliente.

No home staging, a decoração é implementada juntamente com estratégias de marketing, neutralizando e despersonalizando ao máximo os ambientes. A intenção é que qualquer pessoa se sinta atraída pelo imóvel. Nesse caso, ao contrário do design de interiores, os itens decorativos são posicionados para agradar o maior número de pessoas.

IMÓVEL PARADO GERA PREJUÍZO

Sempre falo por aqui o quanto de prejuízo um imóvel parado gera. Além de não estar recebendo visitas de potenciais compradores, é necessário que se continue pagando todas as contas e taxas. Por isso, é preciso dizer sempre aos proprietários como o Home staging o ajudará a parar de ter prejuízos.

É importante, dessa maneira, mostrar dados e estatísticas, para que as objeções do proprietário sejam quebradas.

Edgar Ueda ressalta: ” Se você demorar 1 ano, por exemplo, se você pegar um apartamento ou casa que não vende há 1 ano, quanto custa o custo do dinheiro na linha do tempo? A inflação, por exemplo, vai custar 2%? Então, se você gastar 1% e vender em 6 meses, você trocou 6 por meia dúzia, mas você vendeu! Se você demorar mais que um ano, você perdeu muito dinheiro! Isso se chama taxa interna de retorno, dinheiro na linha do tempo. Se você vender o imóvel em 6 meses ele tem um significado financeiro, em um ano ele tem outro significado, em dois anos ele tem outro significado. Então é só fazer conta. Esse é o primeiro ponto”.

NO MERCADO IMOBILIÁRIO O CLIENTE PRECISA SER LEMBRADO!

Segundo Edgar, os proprietários que querem vender rapidamente um imóvel, não possuem, obviamente, os conhecimentos de um stager. O único foco dele é que seu imóvel seja vendido. Sendo assim, é preciso que os corretores mostrem as possibilidades.

Introduzir o home staging e atualizar os clientes de tudo o que precisa ser feito no imóvel, é essencial.

Diante de tudo isso, podemos concluir, a partir de todas essas reflexões realizadas por mim e pelo Edgar, que investir em uma boa preparação do imóvel, garante liquidez nas vendas, ou seja, quanto mais preparado o imóvel estiver, mais rápido venderá. Um imóvel com home staging está um passo a frente de um imóvel sem preparação.

Quer assistir a live completa? Vou deixar o vídeo disponível aqui abaixo para você acompanhar esse bate papo que foi muito legal!

Te convido também a baixar o meu e-book Guia Prático de Home Staging. Nele, te mostro técnicas que você mesmo pode aplicar para transformar o imóvel e vendê-lo rapidamente! Bacana, né?

Você quer mudar de carreira ou agregar um novo serviço e construir um NEGÓCIO LUCRATIVO de HOME STAGING que fatura 10Mil ou mais com apenas 2 a 5 trabalhos por mês?

Se a sua resposta foi SIM, você quer ter um negócio lucrativo de Home Staging você precisa conhecer os meus CURSOS COMPLETOS:

Se você gostou desse post e da live junto com o Edgar Ueda, continue me acompanhando, muitos outros conteúdos bons virão por aí!

Foto de Edgar Ueda, empresário do mercado imobiliário, sorrindo, utilizando terno cinza e camisa preta.
EDGAR UEDA

@edgaruedaoficial
Empresário do segmento imobiliário e publicitário, com conhecimentos adquiridos em institutos de renome nacional e internacional.

QUEM É SHAE CAMPOS?

Com 15 anos de experiência em Designer de Interiores, atua no mercado imobiliário através do Home Staging desde 2015, sendo a maior especialista desse assunto no país.
Criadora do curso de Home Staging Business, com metodologia própria, ministra aulas e já conta com centenas de alunos formados na área.