Home Staging – Alcançando objetivos através da neurociência

Eu já falei bastante por aqui que o imóvel onde moramos impacta no nosso sentir, seja de maneira positiva ou negativa.

Quando realizamos uma mudança, este é um momento de transição, de muitas incertezas e inseguranças. Pode ser que você vá para um lugar melhor, mas também acontece de ter de abandonar o conforto de um local para outro mais barato e simples.

Então, são vários os sentimentos envolvidos nessa questão da mudança!

Eu mesma já mudei inúmeras vezes na minha vida, e uma coisa que noto bastante é a questão da esperança. Quando realizamos uma mudança, temos esperança de que as coisas vão melhorar.

Por isso é muito importante o trabalho desenvolvido no Home Staging.

Quem trabalha nessa área não está apenas transformando imóveis, mas acima de tudo transformando vidas!

A neurociência pode explicar os benefícios que o trabalho de Home Staging traz para a vida das pessoas que são transformadas por ele. Assim, hoje eu trago a experiência do Alexandre, expert em neurociência, para explicar mais sobre a relação entre essas duas áreas.

Como conheceu a neurociência

O Alexandre mora em Portugal e, em meados do ano 2000, quando voltou do Canadá, ele começou a trabalhar em uma empresa de informática.

Em um belo dia, um consultor externo foi realizar um trabalho nessa empresa e o chamou para ajudá-lo a implementar ferramentas no local.

Assim, o Alexandre desenvolveu algumas ferramentas e o consultor gostou bastante! Logo após ele foi convidado para dar aulas práticas em uma das maiores universidades do Rio Grande do Sul.

Dez anos se passaram e o Alexandre começou a perceber que, mesmo as ferramentas sendo muito boas, as pessoas não sabiam como utilizá-las da melhor maneira.

Começaram a tentar compreender o comportamento dessas pessoas e o porquê da dificuldade em aplicar as ferramentas da forma correta.

Com isso, o Alexandre entrou em contato com o neuromarketing e passou a pesquisar mais sobre o assunto.

Entendendo o comportamento das pessoas através da neurociência

A partir daí, o Alexandre percebeu que existia todo um mundo da neurociência por trás disso. Assim, ele entendeu que, para ensinar neuromarketing, precisaria antes compreender o universo da neurociência.

A partir do momento que ele começou a se aprofundar no tema e pesquisar cada vez mais informações, apaixonou-se pela neurociência.

Atualmente, o Alexandre tem mais de 10 formações e trabalha em universidades tanto no Brasil quanto na Europa.

O que é neurociência?

A neurociência é uma área que tem respostas para diversas dúvidas das pessoas através da aplicação da biologia e do entendimento do cérebro. Por exemplo, é possível, através desse estudo, saber como persuadir as pessoas de forma saudável.

Ou seja, tudo isso e muito mais é alcançável apenas tendo a compreensão de como o cérebro funciona.

Dessa forma, torna-se possível ajudar diversos setores do mercado a funcionar de maneira otimizada.

Inclusive, é possível que a neurociência traga diversas contribuições para dentro do Home Staging, como para preparação e venda de imóveis.

O medo de errar segundo a neurociência

Eu percebo que as pessoas geralmente têm bastante medo de errar. Dentro do mercado imobiliário, por exemplo, esse número é bem grande.

Com isso, não se abrem a novas possibilidades por medo de tentar abordagens diferentes, de se abrirem para o novo e para uma mudança de mentalidade.

Durante sua estrada na área da neurociência, o Alexandre já atendeu diversas pessoas do mercado imobiliário que o procuraram para aprender estratégias e vender mais.

Ele explica que os temas e cursos ligado à neurociência ajudam a pessoa a se conhecer melhor, bem como aprofundam-se em assuntos ligados ao comportamento e hábitos humanos em geral.

E o mais interessante é que, segundo ele, ao se conhecer melhor, é igualmente possível conhecer melhor seus clientes, pois existem certos comportamentos que são inerentemente ligados à características gerais das pessoas.

Assim, entendendo melhor a cabeça do cliente, é possível aplicar estratégias de vendas mais eficientes e que trarão resultados rápidos e consistentes.

Desafios do Home Staging em relação à concorrência

Eu conheço muitas pessoas nessa área que têm medo de concorrente.

Mas isso porque elas não procuram inovar, aprender mais sobre o mercado e mudar a mentalidade.

Costumo dizer que não devemos ter medo de concorrente. É sempre melhor fazer seu trabalho de maneira prática e original, colocando a personalidade em cada detalhe. É isso que vai te diferenciar.

Por isso gosto muito de compartilhar histórias de sucesso com vocês, para que possa haver conexão. 

E sempre importante lembrar que não devemos comparar nossos bastidores com o palco dos outros.

Toda história de sucesso tem um rastro de sacrifícios por trás. São anos e anos de aprendizado e experiências enriquecedoras para atingir determinado nível de excelência na atuação.

Mudança de comportamento

Por fim, como disse o Alexandre, existem dois importantes pontos para mudar qualquer tipo de comportamento: consciência do que você quer mudar e propósito.

A partir destes dois pontos, é possível visualizar melhor a realidade e transformar sua mentalidade!

Espero que tenham gostado de mais essa experiência que compartilho com vocês, dessa vez com um papo sobre neurociência e mudança de hábitos e comportamentos.

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Nos vemos na próxima. Até mais!

Alexandre Rodrigues
@neuroexpert
Portugal
Diretor e professor da plataforma de ensino Online Neuroexpert