Home Staging com morador. Passo a Passo

Em 2015 quando aconteceu a crise do mercado imobiliário, precisei me reinventar; sou formada em Design de interiores, e sempre gostei muito dessa área, mas com a crise meus clientes começaram a sumir e eu decidi que precisava de uma mudança, foi aí que o home staging surgiu na minha vida, eu me apaixonei completamente pela área e hoje trabalho 100% com isso, e divido meus conhecimentos para que você possa também se tornarem profissionais de home staging, ou vender o seu imóvel mais rápido e pelo melhor preço. 

@shaehomestaging

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o passo a passo para se fazer o home staging com morador. A execução dele é um pouco diferente dos imóveis vazios, já que o cliente ainda estará morando no imóvel enquanto o home staging estiver sendo preparado. Quando falamos de trabalhar nessa área, ou se você tem um imóvel e quer vede-lo, a primeira coisa que precisa ser feita é um Briefing. 

Briefing

Mas o que é o Briefing? Ele é feito tanto para o home staging com morador quanto para imóveis vazios. É um conjunto de informações ou uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho ou documento.

Então, antes de qualquer coisa, eu sempre peço para o meu cliente preencher um formulário simples para que eu conheça o imóvel (se será para venda ou locação, o valor, endereço, fotos do imóvel e etc.) e suas necessidades. 

É importante realizar uma análise de ambiente, através das fotos que o cliente irá mandar; o tipo de imóvel, se ele precisa de uma organização mais profunda, o perfil dele.  

Primeira conversa com o cliente

Depois do recolhimento desse Briefing, você precisa conversar com seu cliente e orientar a uma mudança de mentalidade, muitas vezes ele ainda está com uma mentalidade muito fechada e você precisa convencer que aquele é o melhor negócio para ele, e ele precisa de ajuda para vender aquele imóvel, por isso a primeira conversa com o cliente é crucial. 

Para facilitar esse processo dessa primeira conversa com o seu cliente, eu utilizo da metodologia dos 4 pilares, que consiste em: 

  • Desejo: Você precisa aumentar o desejo das pessoas conhecerem aquele imóvel, fazer com que ele se torne o mais atrativo possível. 
  • Medo: Como o brasileiro costuma se mudar muito pouco ao longo da vida, existem várias inseguranças em relação a isso, é importante assegurar para aquele cliente que a compra imóvel é uma boa ideia e diminuir seus medos. 
  • Esforço: Neste ponto, entra muito o esforço do próprio proprietário do imóvel, já que quando estamos fazendo o home staging com o morador ainda no imóvel, a rotina dele pode sim mudar, ele também irá precisar descartar algumas coisas na casa, e isso exige um certo esforço do próprio morador já que ele precisa ajudar nesse processo de mudança. 
  • Marketing: O marketing é toda a divulgação que será feita para a venda do imóvel, depois do home staging já estar realizado 

Apresentação da proposta

Quando já foi mostrado para o cliente todos os benefícios que o home staging trará ao seu imóvel, e ele já está convencido, é hora de apresentar sua proposta, e ela pode possuir esses seguintes tópicos:

  • Vistoria no local: Análise das condições do imóvel 
  • Consultoria (indicação do que fazer antes do home staging): Análise e indicação do que ser feito para melhorar o imóvel 
  • Indicação do que precisa comprar: Entra dentro da consultoria, você indicará ao cliente o que ele pode ou precisa comprar para melhorar os aspectos do imóvel 
  • Montagem e produção (1 ou 2 dias): Realização do home staging 
  • Fotografia: Fotografia profissional do antes e depois do imóvel 
  • Vídeo: Vídeo simples e não muito longo, apresentando o imóvel cômodo por cômodo com o home staging 
  • Tour Virtual: Tour virtual do imóvel feito com uma câmera 360 ou até mesmo com o celular, onde o cliente pode ver o imóvel com mais detalhes 
  • Apresentação do imóvel em PDF e link no blog: É importante criar uma apresentação mais detalhada do imóvel, onde você pode colocar todos os serviços feitos para o seu cliente em um lugar só.  Mesmo tendo fotos e vídeos bons, é preciso ter um texto de apresentação coerente.  

Lembrando que você não precisa oferecer todos esses serviços, essa é apenas uma lista do que eu gosto de oferecer, mas quanto mais variedades, maior o valor agregado ao seu trabalho.  

E aí, gostou desse post? Fique ligado porque vem muito mais conteúdo por aí! 

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QUEM É SHAE?

Com 15 anos de experiência em Designer de Interiores, atua no mercado imobiliário através do Home Staging desde 2015, sendo a maior especialista desse assunto no país.  Criadora do curso de Home Staging Business, com metodologia própria, ministra aulas e já conta com centenas de alunos formados na área.