9 de Janeiro: Dia mundial do Home Staging

No dia 9 de Janeiro é comemorado o Dia Mundial do Home Staging. A técnica foi criada nos anos 70, nos Estados Unidos, atualmente, é reconhecida e utilizada no mundo todo.

Desde 1985, a criadora da técnica já ensinou, pessoalmente, mais de 1 milhão de pessoas a como utilizar o Home Staging e se tornar um profissional da área.

O dia 9 de Janeiro foi escolhido por Barb para representar não só o método inventado por ela mas, também, para homenagear e celebrar todos os profissionais, associações e escolas que ajudam a difundir o Home Staging nos seus 50 anos de existência.

A técnica

Traduzindo do inglês, de forma literal, home staging significa “colocar a casa em um palco”, ou seja, “criar uma cena”. Consiste em uma técnica de marketing interno, que torna o interior do imóvel mais atrativo para os potenciais compradores que o visitarem. O intuito, além de uma simples decoração, é despertar emoções no cliente comprador, para que ele sinta uma ligação com o imóvel.

Na técnica são evidenciados os pontos fortes do imóvel, permitindo que os clientes visualizem melhor o potencial de cada cômodo e já possam se projetar no seu novo lar no período de visitação.

No Brasil

No Brasil, há mais ou menos de 10 anos, pouco se falava sobre Home Staging. A metodologia era, basicamente, desconhecida e inutilizada por aqui. Em meados de 2015, durante uma crise no setor imobiliário nacional, eu, Shae Campos, comecei a estudar e difundir através de palestras esse método de preparação de imóveis para venda. Podemos falar, com certeza, que fui uma das pioneiras do Home Staging no Brasil.

Shae campos ministrando palestra de Home Staging
Shae Campos ministrando palestra no evento Inside Mob
Foto por: SheepHouse

Ao longo dos anos, fui aprimorando meus conhecimentos e desenvolvendo ainda mais minhas habilidades nessa área. Criei o curso de Home Staging Business, que vem profissionalizando milhares de pessoas nessa área, trouxe a técnica dos móveis cenográficos para o Brasil e, recentemente, em parceria com o Marcus Araujo, criador da Datastore, empresa pioneira em pesquisas imobiliárias , participei de uma pesquisa inédita no nosso país.

Pesquisa Home Staging Brasil – Edição 2021

A pesquisa foi realizada com 752 entrevistados em todo o Brasil, entre os dias 24 de novembro de 2020 e 08 de junho de 2021. Responderam a pesquisa proprietários de imóveis e corretores de imóveis de todos os estados brasileiros.

Provando que o Home Staging funciona, os resultados da pesquisa foram extremamente favoráveis.

A avaliação dos entrevistados em relação ao conceito de Home Staging teve aprovação de 99%, ou seja, quase uma unanimidade.

Pesquisa da Datastore
Fonte: Datastore

Além disso, outros critérios foram discutidos, como o tempo de venda do imóvel após a realização do Home Staging. Segundo os dados, mais da metade dos entrevistados, tanto corretores quanto proprietários, venderam o imóvel em um intervalo de 30 a 90 dias, pouco tempo, levando em consideração que, no Brasil, a grande maioria dos imóveis ficam parados por anos.

Pesquisa da Datastore
Fonte: Datastore

Por fim, o grau de satisfação daqueles que aplicaram o Home Staging nos imóveis superou os 80%.

Pesquisa da Datastore
Fonte: Datastore

Gosto sempre de dizer que, contra dados, não há argumentos! Muito se duvidava sobre a eficácia e eficiência do Home Staging e, até mesmo, se essa técnica funcionaria no Brasil.

Através da pesquisa feita pela Datastore, pudemos provar que, além de funcionar, o Home Staging gera muita satisfação em todos que o aplicam em seus respectivos imóveis.

Cases de Sucesso

Ao longo desses 7 anos trabalhando diretamente com o Home Staging, além de ministrar aulas e palestras, também realizei diversas montagens, em inúmeros imóveis, principalmente no Estado de São Paulo.

Tenho diversos cases de sucesso, ou seja, imóveis que estavam parados há bastante tempo e, depois do Home Staging feito por mim, foram vendidos rapidamente.

Escolhi um case de sucesso para mostrar para vocês hoje. Esse imóvel fica localizado no interior de São Paulo, na cidade de Sorocaba. Ele estava há dois anos fechado e a proprietária queria vendê-lo.

O imóvel, apesar de se encontrar em boas condições, era bem antigo e estava completamente vazio, sem mobília (apenas os armários embutidos) e, dessa forma, era pouquíssimo atraente.

Sala de estar sem home staging
Fonte: Staging por Shae Campos
Quarto sem home staging

Fonte: Staging por Shae Campos

Na montagem, utilizei tons de azul e terra para compor os ambientes. Apliquei as técnicas do Home Staging Cenográfico e obtive um resultado incrível.

Sala de estar preparada com a técnica

Fonte: Staging por Shae Campos
Quarto preparado com a técnica

Fonte: Staging por Shae Campos

Após isso, esse apartamento foi vendido em exatos 3 meses, um verdadeiro case de sucesso!

Para ver, detalhadamente, todo o processo de montagem e história desse apartamento, vou deixar um vídeo do meu canal no YouTube. Nele, conto tudo sobre esse case, veja:

É um honra poder trazer para o nosso país uma técnica inovadora e provar, através de pesquisas e cases a sua eficácia. Ser pioneira dessa metodologia no Brasil, assim como a Barb é no mundo, é muito gratificante.

Se você gostou desse post, continue me acompanhando, muitos outros conteúdos bons virão por aí!

Te convido também a baixar o meu e-book Guia Prático de Home Staging. Nele, te mostro técnicas que você mesmo pode aplicar para transformar o imóvel e vendê-lo rapidamente! Bacana, né?

Você quer mudar de carreira ou agregar um novo serviço e construir um NEGÓCIO LUCRATIVO de HOME STAGING que fatura 10Mil ou mais com apenas 2 a 5 trabalhos por mês?

Se a sua resposta foi SIM, você quer ter um negócio lucrativo de Home Staging você precisa conhecer os meus CURSOS COMPLETOS:

Quem é Shae Campos

Com 15 anos de experiência em Designer de Interiores, atua no mercado imobiliário através do Home Staging desde 2015, sendo a maior especialista desse assunto no país.

Criadora do curso de Home Staging Business, com metodologia própria, ministra aulas e já conta com centenas de alunos formados na área.