O desafio do Home Staging perante imóveis novos e mobiliados

Quem me acompanha aqui no blog sabe que existem alguns imóveis que realmente desafiam a capacidade do stager, isto é, pela sua avaliação, o tempo em que estão parados e até mesmo, a ansiedade dos proprietários para vende-los. E esse trabalho de home Staging que eu vim contar para vocês hoje, tem tudo isso e mais um pouco.

Porém, com determinação, conhecimento e criatividade, a arquiteta Silvana Vieira da Cidade do Rio de Janeiro, que conheceu o trabalho de home Staging através deste blog e se especializou em Home Staging comigo, conseguiu, além de um ótimo resultado, a satisfação do cliente.

O imóvel, avaliado em R$1.400.000,00 estava parado já havia um ano, sem muito sucesso nas vendas, é claro. Mas através da indicação de amigos dos proprietários, o nome da Silvana foi citado e o cliente se interessou pelo trabalho.

Para que fosse possível fechar o trabalho, a Silvana usou um arsenal poderoso, indicando algumas reportagens sobre Home Staging, bem como, mostrando em números, a desvalorização do imóvel parado. Contudo, ainda houve algumas objeções por parte do proprietário do imóvel, que alegava que o imóvel estava muito bonito, recém reformado e bem localizado.

Mas depois de muita conversa e com estes argumentos poderosos, ela conseguiu fechar o trabalho de home Staging sem morador para que assim, o imóvel se tornasse atrativo para os compradores.

Como já citado, o imóvel estava novo, intacto e com mobília nova, fato que requer extrema criatividade e sensibilidade por parte do stager, pois é preciso que surjam dali, além de uma linda mobília, sensações novas, que encantem o morador.

Foi possível notar, que apesar de toda qualidade, os espaços vazios davam a impressão de um ambiente triste e sem vida.

Quem adentrava no imóvel, realmente tinha a sensação de que ali faltava algo.

Por isso, foi preciso buscar elementos que trouxessem estas características para os ambientes. Mas muito poderia ser feito, já que realmente o imóvel tinha todas as qualidades ressaltadas pelo proprietário, como bom acabamento e materiais de muito bom gosto.

Na sala, para dar destaque ao lindo sofá laranja, foram adicionados elementos mais neutros, mas que trazem uma sensação de aconchego, convidativa para que o visitante sente e aprecie, como as almofadas e uma manta. Além do detalhe da planta verde, ao canto, que trouxe mais sutileza e vida ao local.

A mesa de jantar ganhou forma, tom e destaque com a garrafa de café, as xícaras, pratos e o vaso com flores, ideal para o café da tarde! Já o raque ganhou mais estilo com vaso com flores brancas e vasos vermelhos, conversando muito bem com a cor laranja do sofá.

A cozinha perdeu aquele aspecto futurista/industrial, que sobrepunha-se à valorização do alimento e o ato de cozinhar, com elementos muito importantes e que fazem parte de toda casa como o livro de receitas, as colheres para mistura e o amassador de alho. O fato dos materiais serem confeccionados em madeira, quebraram a tonalidade cinza predominante do alumínio.

A panela de porcelana, posicionada estrategicamente em cima do fogão, deu o toque final que esta cozinha precisava.

Itens adicionados ao balcão de alimentação também foram muito importantes para a valorização do local. O sal e o açúcar, bem como as toalhas convidam os visitantes a pararem um minuto e se perguntarem “por que não fazer uma refeição?”.

O que faltava ali então, era um pouco de personalidade, para transformar um ambiente rústico e sério, caracterizado pelo piso mais escuro, portas e outros detalhes em madeira, em um lugar mais leve e com vida.

O corredor então então ganhou iluminação e mais do que isso, se tornou um convite para aproveitar melhor esse cômodo da casa através de um banco de madeira pintado de branco, e um cesto de revistas artesanal. Além disso, os espelhos garantiram mais charme elegância ao lugar.

Com inegável bom gosto para a escolha dos acabamentos, o imóvel necessitava de destaque nos mínimos detalhes, o que de fato é feito através do home Staging.

O quarto precisava ganhar um tom mais amigável e convidativo, que trouxesse a sensação de que aquele local seria perfeito para se dormir pelo resto da vida.

Deste modo, com o trabalho ele se tornou um local agradável, pois a colcha em cor branca a manta azul e almofadas que complementam estes tons, passam a sensação de um ambiente calmo, de paz onde é possível relaxar. O detalhe da bandeja de café da manhã traz a sensação de movimento e energia para começar o dia bem disposto.

O banheiro se tornou um local muito mais valorizado com a adição do verde e kit banheiro de vidro, itens que trouxeram um toque de requinte ao lugar, evidenciando os detalhes do azulejo azul.

Bons eletrodomésticos e áreas confortáveis não faltavam no imóvel, o que faltava ali era o olhar e toque de um Stager. Algo que pudesse fazer com que as pessoas sentissem vontade de ali permanecerem, de se imaginarem morando dentro da casa e usufruindo de todos os seus benefícios.

Como pudemos perceber em mais este case, bons resultados surgem através dos pequenos detalhes. Para tanto, é preciso que o stager se conecte com o imóvel, imaginando como seria se ele morasse ali, o que lhe agradaria e o que não.

A entrega desse imóvel foi feita pessoalmente ao proprietário e segundo as palavras da Silvana: “Foi um momento mágico. O casal ficou muito emocionado e eu também. Espero colher bons frutos com esta especialização, aliando principalmente com minha entrada no mercado de corretagem, no 1 trimestre de 2021.”

Pessoal, e é exatamente sobre isso que falamos aqui! O trabalho de home Staging deve causar boas sensações, que afetem todos os sentidos do comprador e que causem emoção.

E com boas técnicas, alinhadas à perspicácia e criatividade, não somente a Silvana, mas todos aqueles que se dedicam ao home Staging colherão bons frutos!

Te convido também a baixar o meu e-book Guia Prático de Home Staging. Nele, te mostro técnicas que você mesmo pode aplicar para transformar o imóvel e vendê-lo rapidamente! Bacana, né?

Você quer mudar de carreira ou agregar um novo serviço e construir um NEGÓCIO LUCRATIVO de HOME STAGING que fatura 10Mil ou mais com apenas 2 a 5 trabalhos por mês?

Se a sua resposta foi SIM, você quer ter um negócio lucrativo de Home Staging você precisa conhecer os meus CURSOS COMPLETOS:

Silvana Vieira
@silvanavieira.interiores
Arquiteta e Stager
Rio de Janeiro