Com o aumento da crise no país e a crescente busca de imóveis para alugar ou comprar através da internet, cada vez mais é preciso ter cuidados na hora de investir em anúncios virtuais para atingir clientes em potencial. Por isso, nesse post abordarei as vantagens do home staging para a venda de imóveis.
Veja bem, de um lado temos uma grande crise financeira e de outro temos clientes cada vez mais exigentes e bem informados. Portanto, é importante apostar em uma boa apresentação para realmente ser capaz de atrair a atenção do cliente.
E é válido salientar que não estamos falando de grandes aportes financeiros para conseguir bons resultados, pois com pequenas alterações é possível deixar os ambientes da casa impecáveis.
Mais do que nunca se faz necessário adotar técnicas para que o consumidor sinta-se acolhido, instigado e compreendido. Do contrário, podemos contribuir para a perda de interesse no imóvel e é fundamental saber como não perder negócios em tempos de crise.
ENTENDA O QUE É O HOME STAGING EM POUCOS MINUTOS!
As vantagens do Home staging e como a técnica pode ajudar na venda de imóveis
Em primeiro lugar, precisamos recapitular o que é home staging: é uma técnica que ao longo das últimas décadas se difundiu bastante pelos Estados Unidos e pela Europa e, aos poucos, vem ganhando espaço em outras regiões ao redor do mundo.
Em suma, a técnica permite a organização e preparação de cada um dos ambientes do imóvel, com o objetivo de torná-lo mais atrativo e relevante na hora de anunciar e receber as visitas.
1) Sem redução de preço
Quando o cliente encontra imóveis mal preparados e até mesmo com pequenos defeitos e desgastes, as chances de você receber uma solicitação de redução no preço são altas. Porém, ao apresentar um imóvel encantador, bonito e organizado, você praticamente consegue eliminar pedidos de desconto.
2) Menor tempo para fechar negócio
Hoje em dia existe um grande número de imóveis à venda nos portais imobiliários, sendo que grande parte desse número chega a ficar disponível por até 2 anos.
Isso tudo, então, gera grandes prejuízos para os proprietários e também os deixa desmotivados, tendo em vista que é preciso arcar com os custos de condomínio e manutenções.
No entanto, uma das principais vantagens do home staging é que os imóveis normalmente são comercializados em menos tempo, levando em torno de 1 a 4 meses para serem vendidos.
3) Baixo investimento
Muitas pessoas tendem a pensar que a aplicação do home staging requer um alto investimento, o que não é verdade. É possível contratar uma consultoria, por exemplo, a partir de R$ 300,00 e, então, definir quais serão os próximos passos.
Quem costuma acompanhar os posts aqui do blog, já viu que falei algumas vezes que o processo de tomada de decisão de compra de um imóvel acontece nos primeiros 90 segundos, por isso vale aquela máxima de que “a primeira impressão é a que fica”.
Assim, quando disponibilizamos um imóvel para venda devemos visualizá-lo como uma vitrine que precisa estar bem-arrumada, bonita e chamativa para que o cliente possa se imaginar ali.
Por exemplo, a grande maioria das pessoas tem dificuldade de imaginar como seria viver no imóvel quando ele está vazio e o mesmo acontece quando ele está bagunçado – as pessoas perdem o interesse rapidinho, pois aquele lugar não desperta uma sensação agradável nela.
Agora, quando tudo está no seu lugar, como uma decoração despersonalizada e ao mesmo tempo afetiva, aí o imóvel realmente ganha relevância e capacidade de se destacar entre tantas outras ofertas.
Para o home staging, na hora de vender um imóvel vale prepará-lo tanto para os dias das fotos quanto para o momento de receber as visitas.
Nessas horas, nada de deixar objetos pessoais à mostra, como ímãs de geladeira, porta-retratos, objetos de higiene pessoal, excesso de roupas no roupeiro e etc. Aqui, menos é mais!
Mas você pode preparar uma mesa de jantar bem bonita, colocar algumas plantas em locais estratégicos e muitas outras coisas simples que podem ajudar a tornar a decoração mais afetiva.
Para finalizar, vimos que as vantagens do home staging são a valorização do imóvel para uma venda rápida e sem depreciação. E o melhor de tudo: que pequenas alterações fazem uma grande diferença.
O meu objetivo é sempre trocar informações com vocês. Então me acompanhem nas redes sociais (Instagram, Facebook e no meu canal do Youtube). Se você for profissional da área, acesse o nosso grupo lá no Facebook e compartilhe as suas experiências.
Te convido também a baixar o meu e-book Guia Prático de Home Staging. Nele, te mostro técnicas que você mesmo pode aplicar para transformar o imóvel e vendê-lo rapidamente! Bacana, né?
Você quer mudar de carreira ou agregar um novo serviço e construir um NEGÓCIO LUCRATIVO de HOME STAGING que fatura 10Mil ou mais com apenas 2 a 5 trabalhos por mês?
Se a sua resposta foi SIM, você quer ter um negócio lucrativo de Home Staging você precisa conhecer os meus CURSOS COMPLETOS:
Link permanente
Shae! Acho incrível esse Up que os imóveis ganham, depois de pequenos toques bem aplicados. Você acha que inserir itens como bancos, mesinhas, plantas e demais miudezas pode atrapalhar na percepção do cliente? Penso que ele pode achar que vai “levar junto”… ou no caso de visualizar a foto nesse formato montado, na data em que ele for ao imóvel (digamos que meses depois), penso que muitos desses objetos não estarão mais lá… pois as plantas não serão mantidas e alguns móveis de decor talvez sejam emprestados apenas para um período inicial… Enfim, como prevenir o cliente dessa percepção de que ele não levará tudo que está vendo. hehehe Ou vc trabalha apenas com os itens que ficarão para ele dentro do preço do aluguel/venda.
Link permanente
Oi Juliana, obrigada pela sua mensagem. Você colocou algum ponto muito importante. Uma das coisas que eu friso muito no Home Staging é a transparência. Precisa ficar claro pro potencial comprador o que está incluso na hora da venda ou aluguel. O proprietário pode fazer uma lista com os itens que irá ficar no imóvel após a venda ou aluguel, e entregar para o cliente que for visitar o imóvel. Itens como luminárias e alguns eletrodomésticos por exemplo podem estar dentro do preço de venda ou aluguel, mas mobiliários soltos não (isso é um exemplo, não uma regra, cada caso é um caso). O que torna esse mercado ótimo para nós Designers e Arquitetos pois podemos fazer o Staging do imóvel que está sendo comercializado e depois o projeto para o novo morador já o mobiliário normalmente não fica no imóvel. 🙂